Como gastar menos do que ganha?
Não tem segredo, para as contas fecharem todos os meses é preciso readequar o padrão de vida e começar a poupar para os verdadeiros sonhos
- Data: 19/02/2018 16:02
- Alterado: 19/02/2018 16:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos
Crédito:
Como gastar menos do que ganha é a pergunta que muitos brasileiros se fazem, especialmente no final do mês, quando costuma sobrar dias e faltar salário.
O tema é tão polêmico que no dia 24/02 irei ministrar o curso “Como gastar menos do que ganha” na Av. Paulista, em São Paulo. Muitas famílias aprenderão a organizar as finanças. Caso queira mais informações, acesse aqui.
O primeiro pensamento costuma ser que o salário é pequeno, insuficiente. Não quero que ninguém deixe de buscar salários mais altos, pois buscar melhorias é importante. A questão é que isso demanda tempo e estratégia.
Se as contas não estão fechando, é preciso tomar ações imediatas para conseguir respeitar seu padrão de vida atual. E o primeiro passo deve ser cortar gastos supérfluos e desnecessários.
Em qualquer orçamento é possível reduzir excessos. Na maioria dos casos que acompanho, vejo que os excessos costumam equivaler a 20% do total gasto mensalmente.
Para auxiliar nesse processo, criei o Diagnóstico Financeiro. É um procedimento simples, em que você anota todos os gastos separando por categorias, como por exemplo: doces, roupas, livros, etc.
Quem tem renda fixa deve anotar por 30 dias e quem tem renda variável, por 90 dias. Durante o processo, você perceberá quais são os pequenos gastos, muitas vezes feitos de forma descontrolada, que podem ser eliminados.
Muitas pessoas alegam que não tem como economizar e se surpreendem durante esse processo. É válido também rever os pacotes que contrata, como TV a cabo, internet e celular, pois é possível que esteja pagando por recursos que não usa totalmente.
Esse processo é necessário para ganhar fôlego e deixar de gastar mais do que ganha. O principal remédio, contudo, é ter sonhos. Quando temos objetivos maiores do que apenas consumir e pagar contas, tudo muda.
Estabeleça seus sonhos de curto, médio e longo prazo e veja o quanto precisa poupar para realizar cada um deles no prazo desejado. Assim, poupar se tornará algo prazeroso e que gera resultados constantemente.
Veja como não é uma questão de fazer contas e sim de melhorar seus hábitos e comportamentos. E talvez o principal dele seja a forma de pensar o orçamento mensal. Muitas pessoas fazem Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo.
Se você fizer Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, estará priorizando seus maiores desejos e readequando seu padrão de vida. Veja como dessa forma não há lucro ou prejuízo e sim um equilíbrio entre os sonhos e as despesas.
Envolva a família nesse processo e estabeleça, além dos sonhos individuais, os sonhos coletivos. Assim todos compartilharão o desejo de conquistar algo maior e se comprometerão em readequar as despesas do lar.
Converse com a sua família, dê o primeiro passo para gastar menos do que ganha e realizar seus sonhos!