Como fazer um orçamento financeiro para o segundo semestre

É importante definir quais sonhos deseja realizar no curto prazo (em até um ano), no médio prazo (entre um e 10 anos) e no longo prazo (após 10 anos) e se planejar

  • Data: 07/07/2018 11:07
  • Alterado: 07/07/2018 11:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos
Como fazer um orçamento financeiro para o segundo semestre

Crédito:

Você está em:

Já estamos na metade do ano e esse é o momento chave para se organizar financeiramente para os próximos seis meses. Sei que nem sempre é fácil sobrar dinheiro no final do mês e por conta disso muitos adiam a realização dos seus sonhos, seja trocar de carro ou fazer aquela tão desejada viagem, por exemplo.

Para que esse orçamento seja feito de maneira organizada, preparei algumas orientações que podem te auxiliar.

É importante definir quais sonhos deseja realizar no curto prazo (em até um ano), no médio prazo (entre um e 10 anos) e no longo prazo (após 10 anos). Após essa primeira etapa, veja quanto custa cada um desses sonhos e o quanto será necessário poupar por mês para realizar no período planejado.

Lembre-se que o orçamento deve servir como um instrumento balizador para que você possa regular a sua vida financeira. Ele pode e deve fazer parte do seu cotidiano e servir de ferramenta de consulta. 

A maioria das pessoas sempre aprendeu a fazer dessa forma: Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Mas e os sonhos? O erro está justamente em não os colocar na conta. A orientação é organizar da seguinte forma: Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas. Não é preciso esperar que sobre ou falte dinheiro para pensar nos sonhos, pelo contrário. O ideal é poupar para eles em primeiro lugar, priorizando os objetivos frente ao consumo.

Precisamos repensar a forma de como gastamos o nosso dinheiro, assim colocaremos os sonhos em primeiro lugar. Eles serão a verdadeira motivação para alimentar o hábito de poupar. Fazer um diagnóstico financeiro para saber quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas é o primeiro passo. Anote durante 30 dias (se tiver renda fixa) ou 90 dias (renda variável) todos os gastos, incluindo os pequenos, como guloseimas e gorjetas.

Após fazer esse diagnóstico, sonhar e orçar, será mais fácil poupar dinheiro, pois haverá um propósito a cada mês. Para quem é casado/a e tem filhos oriento envolver a família em todas as etapas dessa mudança para organizar o orçamento financeiro de forma definitiva, não só para os próximos meses, mas sim para a vida toda.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 07/07/2018 11:07
  • Alterado:07/07/2018 11:07
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados