Como aumentar os lucros do seu negócio
Todo negócio deve ter como estratégia formas de melhorar constantemente sua lucratividade, olhar para dentro e fora do negócio pode ajudar a desenvolver essas estratégias.
- Data: 17/11/2016 09:11
- Alterado: 17/11/2016 09:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Adam Nockel
O ponto mais importante de qualquer negócio é a lucratividade que este gera a seus proprietários. Quando nós decidimos abrir nossos negócios o fizemos com sonhos, objetivos e expectativas, muitos destes negócios nasceram e “assim deveriam ser todos” para sanar de forma diferenciada, as necessidades de nossos clientes, falo isso porque, com base na minha experiência, muitos negócios são mais do mesmo, sem nada que os diferencie da concorrência, não são trabalhados o que chamamos em marketing de PUV, proposta única de venda.
Desenvolver algo que o diferencie de forma única de todos os seus concorrentes pode ser uma das estratégias mais eficientes para aumentar os lucros do seu negócio.
Para desenvolver uma boa PUV é preciso trabalhar em duas frentes bem distintas, mas que se retroalimentam. Uma é o que chamamos de ambientes internos do negócio, e a outra frente são os ambientes externos, vamos falar um pouco disso.
Os ambientes internos estão diretamente ligados a tudo aquilo que está sob seu controle direto. Ou seja, seus processos de produção, prestação de serviços, seu controle financeiro, seu processo de vendas, atendimento ao cliente, assim tudo que você empresário pode de uma forma ou de outra modificar, aprimorar, para tornar seu negócio mais eficiente, eficaz e efetivo.
Na frente de ambientes externos são os aspectos que estão fora do seu controle direto, e nisso podemos citar, a economia, movimentos e hábitos de consumo “os quais se podem até ser influenciados” mas não estão sob seu controle direto, movimentos sociais, etc.
Agora quando olhamos tudo isso, podemos dividir estes resultados da seguinte forma, 50% dos resultados estão diretamente ligados a marketing e vendas, e os outros 50% a todo restante. Vendo por este prisma, se pensarmos e agirmos de forma estratégica e direcionada, nós somos os principais responsáveis pelo resultado dos nossos negócios, e podemos direcioná-lo para onde desejamos.
Claro que muitas vezes pensar tudo isso sozinho é um grande desafio, pois estamos envoltos na tempestade que nos cerca, mas cabe a nós buscarmos soluções para estes desafios.
Observações feitas, voltando a questão dos ambientes internos, a melhoria de nossos processos é algo que deve ser visto como uma constância em nossos negócios, torná-los cada dia mais simples, mais rápidos, e menos onerosos, impacta significativamente na gestão financeira, e tornar nosso ponto de equilíbrio cada dia menor, nos torna mais competitivos e melhora nossas margens de lucratividade, isso sem falar que processos logísticos eficientes podem se tornar um grande diferencial de mercado, levando-nos a preferência junto ao público alvo.
A forma como promovemos nossos produtos e serviços junto ao consumidor está diretamente ligada aos resultados que temos, quem nunca ouvir falar daquele produto ou serviço de excelente qualidade, mas que parece que fica escondido nos fundos da casa e nem os vizinhos sabem que ele existe? E o contrário também é verdadeiro, de produtos ou serviços que são simplesmente medianos, mas que por um bom trabalho de divulgação tem ótimas vendas.
Assim pensar de forma estratégica, prática e efetiva pode melhorar significativamente os resultados financeiros do meu negócio, e assim sobrar mais dinheiro no nosso bolso.
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