Como a Inteligência Artificial e o metaverso podem ser aliados das profissões?

Professores do UDF e do Unipê explicam a perspectiva dessas tendências tecnológicas dentro do mercado de trabalho

  • Data: 07/05/2023 17:05
  • Alterado: 07/05/2023 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Como a Inteligência Artificial e o metaverso podem ser aliados das profissões?

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Com os avanços tecnológicos, vêm surgindo a cada dia novas tecnologias, sendo a mais recente o ChatGPT. Ela se baseia numa tendência já existente, a famosa Inteligência Artificial (IA). Mas ainda há outras sendo usadas em diversas atividades, como o metaverso. Ambos os termos vêm repercutindo e se popularizando, porém ainda geram diversas dúvidas e receios, principalmente no mercado de trabalho.

De acordo com a professora do curso de Ciência da Computação, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Leticia Toledo Zoby, há algumas tendências tecnológicas que já estão impactando o mercado de trabalho, sendo elas, além da IA, a Internet das Coisas (Iot), Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e os Autômatos.

“Nesse cenário, as profissões que estão em alta são aquelas que envolvem o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) relacionadas a essas tecnologias, como o desenvolvimento de softwares, análise de dados, gerenciamento de projetos de forma ágil e estratégias digitais. Além disso, cada vez mais as pessoas precisam aprender e se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas, sendo esse um diferencial valioso para qualquer profissional no mercado de trabalho atual”, salienta Zoby.

O metaverso e a IA já vêm influenciando diversas mudanças nas profissões, impulsionando a necessidade de os profissionais desenvolverem novas habilidades. Kadidja Valeria de Oliveira, também professora do curso de Ciência da Computação do UDF, destaca que, na atualidade, é necessário a capacitação constante para o acompanhamento da evolução dessas novas aplicações, assim como qualificar o conhecimento nas relações do trabalho e ampliar o convívio com a sociedade tecnológica.

“É possível perceber que as comunidades colaboraram para essa finalidade, pois permitem a inclusão de pessoas que têm interesses em comum e se caracterizam pela multidisciplinaridade na trabalhabilidade, o que permite ampliar implementações de soluções em ambientes diversos, proporciona o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências à geração de inovação e novas riquezas em redes colaborativas de aprendizagem”, reforça Kadidja.

Já para Ricardo Dantas Silva, docente do curso de Sistemas para Internet do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), ainda não é possível projetar essa influência nas profissões, de forma individual e precisa.

“Apesar do crescimento vertiginoso das tecnologias do metaverso, esse ainda é um ambiente novo, de muita descoberta e conhecimento. É importante que os profissionais estejam atentos às novidades e busquem conhecer e aprender novos conhecimentos e técnicas para, dentro de cada área, conseguir se manter como diferencial”, ressalta Dantas.

Como a Inteligência Artificial e o Metaverso podem ser aliadas das profissões?

Segundo as professoras do UDF, essas tecnologias podem ser utilizadas para a melhoria das experiências dos usuários no uso dos sistemas digitais e virtuais, como na produção de experiências personalizadas para o cliente, no fornecimento de serviços especializados e produtos adaptados às reais necessidades e desejos do público-alvo. “Com o uso adequado da Inteligência Artificial e Metaverso, os profissionais podem melhorar a eficiência, precisão e experiência do cliente e/ou dos nossos estudantes, além de facilitar a colaboração e o aprendizado”, dizem.

Um receio comum dos profissionais da atualidade é que essas tecnologias os substituam em seus trabalhos. Ricardo salienta que, em algumas tarefas, a tecnologia tem o potencial de substituir recursos humanos pela automação e ou informatização de processos manuais, como tem ocorrido ao longo dos anos, mas ela não substituirá completamente todos os trabalhadores em todas as profissões. 

“Tudo depende de um humano que é capaz de pensar a resolução dos problemas e desenvolver as tecnologias, mesmo as que são capazes de criar outras tecnologias. Esse avanço não representa um risco às posições de trabalho diferente do que o mercado de uma forma geral também oferece. É preciso que o profissional busque capacitação e atualização constantes, de modo a desenvolver e aprimorar suas habilidades e com isso garantir sua presença no mercado”, finaliza o docente do curso de Sistemas para Internet do Unipê.

Confira abaixo algumas profissões tendências a partir do Metaverso:

Desenvolvedor de jogos; 

Programador de RV e RA; 

Gerente para as comunidades em mundos virtuais; 

Gestor de patrimônio e imobiliário digital; 

Analista em linhas de crédito; 

Engenheiro de hardware; 

Analista de segurança da informação e riscos;  

Analista em segurança cibernética. 

Por fim, o docente do Centro Universitário de João Pessoa salienta que, ainda que a adoção em larga escala das tecnologias do metaverso possa levar de cinco a 10 anos para acontecer, muitas delas já estão sendo utilizadas em diversos setores do mercado, como nas vendas imersivas, no ensino superior, na integração de funcionários. 

“Essa utilização aponta para o crescimento dessas experiências nos mais diversos campos de atuação profissional e é preciso que os profissionais estejam atentos a esse crescimento”, conclui Dantas. 

Sobre o UDF

Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.?

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  • Data: 07/05/2023 05:05
  • Alterado:07/05/2023 17:05
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