Comitê de Ética em Pesquisa da FMABC conquista primeiro lugar em processo de acreditação
A acreditação é uma ação inédita, com o objetivo de promover maior eficiência na gestão da análise ética dos protocolos de pesquisa
- Data: 22/02/2022 13:02
- Alterado: 22/02/2022 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Crédito:
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário FMABC conquistou o primeiro lugar no processo avaliativo de acreditação realizado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A certificação comprova que o comitê da FMABC atende todas as conformidades exigidas pelo órgão nacional, como a segurança e proteção dos direitos de todos os participantes de pesquisas.
Também participaram do processo de avaliação os comitês dos institutos A.C. Camargo, Dante Pazzanese, Hospital Albert Einstein e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
A acreditação é uma ação inédita, com o objetivo de promover maior eficiência na gestão da análise ética dos protocolos de pesquisa. O processo começou em 2020 e ocorreu em três etapas distintas e sequenciais, incluindo seleção de propostas, realização de oficinas temáticas com monitoramento por parte do CONEP, cursos à distância e visita in loco aos comitês.
O CEP do Centro Universitário FMABC foi criado em 1997 e é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. O grupo é interdisciplinar e independente, avaliando os projetos desde a elaboração até o relatório final.
O sistema CEP-CONEP foi instituído em 1996 para proceder a análise ética dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Este processo é baseado em uma série de resoluções e normativas deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
Juvêncio José Duailibe Furtado, coordenador do CEP, acredita que o primeiro lugar no processo de acreditação é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no comitê em todos esses anos. “Essa certificação comprova a seriedade e qualidade do nosso Comitê de Ética, valorizando os esforços prestados pelos nossos profissionais”, afirma.