Começa formação dos representantes comunitários de Diadema
Processo de qualificação fortalece a relação entre a gestão e os moradores e ajuda a construir políticas mais eficientes
- Data: 04/10/2023 17:10
- Alterado: 04/10/2023 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Palestra sobre o papel do agente de mobilização e do articulador regional vai abrir oficialmente o processo de Formação em Planejamento Participativo aos membros do Fórum Municipal de Participação Popular de Diadema. Da aula participarão a professora Claudilene Pereira Souza, mestra em Ciências Sociais; Inês Maria, presidenta do Fundo Social de Solidariedade; e Fatinha Queiroz, secretária de Planejamento e Gestão.
O processo é responsabilidade do programa Bora Participar e tem o objetivo de promover a formação social e política dos representantes comunitários responsáveis pela ponte entre a gestão pública e os moradores. “Qualificar a participação popular contribui para a construção de políticas públicas mais eficientes e para o fortalecimento da democracia participativa”, disse Dejanira Maria, diretora de Participação Popular.
Ela comentou que o fortalecimento do diálogo entre a Prefeitura e as comunidades resulta em políticas que atendam as reais demandas da população. “A ampliação dos canais de participação aumenta a eficiência e a transparência dos gestores”, comentou.
O processo de formação vai se estender até o final de novembro abordando temas como território e sociedade, o papel dos conselhos municipais, a atuação do articulador territorial, e as redes sociais e a articulação comunitária.
A aula inaugural será realizada neste sábado (7) na Fundação Florestan Fernandes. Na segunda palestra o sociólogo Valmor Schiochet vai falar sobre as políticas públicas e o controle social.