Com um recado na caçamba – Niagara Concept coloca Renault na briga das picapes intermediárias
O conceito Niagara anuncia que a Renault entrará na briga das picapes intermediárias em monobloco
- Data: 08/11/2023 00:11
- Alterado: 08/11/2023 00:11
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Renault Niagara concept
Crédito:divulgação
No final de outubro, a Renault apresentou no Rio de Janeiro o seu “International Game Plan 2027”, planejamento global em linha com o plano estratégico Renaulution. O grande destaque do evento foi a apresentação mundial do Kardian, o novo utilitário esportivo compacto que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e chegará às concessionárias nacionais em março. O SUV inaugura uma nova plataforma modular versátil do Renault Group e é o primeiro de uma futura gama de veículos. A flexibilidade da nova plataforma permitirá oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre quatro e cinco metros, quatro opções de entre-eixos (de 2,60 metros a três metros) e três tipos de comprimento para o módulo traseiro – comprimento total de quatro a cinco metros –, com tração dianteira ou 4×4. Entre as fontes de energia, estão previstas para a plataforma combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48V (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo). Para demonstrar a flexibilidade da nova plataforma, a marca francesa apresentou, no mesmo evento, a Niagara Concept. A picape conceitual antecipa os futuros modelos de produção em série que serão lançados nos mercados internacionais até 2027.
Com a Niagara Concept, a Renault pretende trazer um sopro de modernidade a sua linha de produtos e iniciar uma nova etapa de sua história em escala global. Ao combinar curvas generosas e detalhes esculpidos, a picape reflete uma nova linguagem de design. A grade frontal é robusta, esculpida como se fosse um mineral com efeito em 3D. As letras que formam o nome “Renault” têm um acabamento em estilo “pixel art”, inspirado na cultura pop. A assinatura luminosa em forma de sobrancelhas é expressiva e tecnológica. “Robusto e potente, com linhas exageradas e exuberantes, este conceito exploratório também é sofisticado e recheado de tecnologias, prometendo uma viagem sem limites”, afirma Gilles Vidal, vice-presidente de Design da Renault.
Vários detalhes na Niagara Concept buscam explicitar o potencial para as condições de rodagem mais extremas. Na frente, o protetor de cárter é proeminente, e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo conta ainda com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente quanto na traseira, características do mundo das picapes. Verticalizada e imponente, a frente exibe uma forte personalidade. Os ombros largos acompanham a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a inclinação do teto e a coluna de trás recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade. A Niagara Concept apresenta camuflagem inspirada nas linhas e padrões do logo da marca. De acordo com os designers da Renault, a cor verde simboliza a aventura, o amarelo, esportividade e o cinza claro, o lado tecnológico, com um fundo na cor preta para representar a potência.
A motorização da Niagara Concept adota a tecnologia E-Tech Hybrid 4×4 e um duplo ajuste técnico: o mild hybrid advanced (48V) na frente é complementado por um motor elétrico adicional na traseira. Por isso, a Niagara Concept é um modelo 4×4 com performance off-road aprimorada. A motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2 – um importante pilar do plano batizado de “Renault Brand International Game Plan 2027”. Isso será possível inicialmente graças à hibridização das motorizações da futura gama de produtos, mas também pelo lançamento comercial de modelos E-Tech elétricos em vários países fora da Europa – como o Megane E-Tech elétrico, já lançado no Brasil e na Turquia. Com isso, a Renault tem a ambição de vender um modelo híbrido ou elétrico a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.