Com entrega da Policlínica, Santo André deve inaugurar um equipamento de saúde por mês até agosto
Entregas de junho a agosto devem dar sequência à inauguração da Policlínica Centro realizada hoje
- Data: 22/05/2024 18:05
- Alterado: 22/05/2024 19:05
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei MOrais/ABCdoABC
O município de Santo André recebeu, na manhã desta quarta-feira (22) um novo equipamento de saúde: a Policlínica Centro. A unidade faz parte de uma sequência de entregas que prevê mais três UBSs inauguradas — uma por mês — até agosto, ampliando a cobertura do serviço de saúde pública pelo território.
Com uma cerimônia que aconteceu já com o equipamento em funcionamento, o prefeito Paulo Serra — acompanhado por Acácio Miranda, secretário de Saúde, e Gilvan, secretário de Assuntos Governamentais — oficializou a abertura de portas do novo equipamento. Com nove consultórios; salas de vacina, procedimentos, coleta, medicação e odontologia; além de farmácia e áreas administrativas, o imóvel conta com quase 750 m² de área construída.
De acordo com o secretário Acácio Miranda, a reforma do imóvel foi feita pelo seu proprietário — já que ele é alugado — em acordo com o poder público. Desta forma, não houve gasto de recursos da prefeitura.
A Policlínica Centro está localizada na Rua Xavier de Toledo — aonde recentemente esteve o Centro de Referência para Dengue. A unidade deve realizar cerca de 10.000 atendimentos ao mês.
Próximos equipamentos de saúde
Em coletiva de imprensa realizada após a inauguração da Policlínica Centro, Paulo Serra informou que a UBS do Jardim Ana Maria será a próxima entrega na área da saúde. A prefeitura considera que a demanda na região cresceu muito para o equipamento existente — em um imóvel alugado. Agora, “a gente está indo para imóvel próprio em um outro padrão de qualidade,” declara o gestor.
A UBS Ana Maria está agendada para junho e é a primeira de um total de três: Capuava e Vila Guiomar, em julho e agosto, são as entregas seguintes. O prefeito ainda destaca que a prefeitura deve anunciar outras unidades dentro de um pacote de quase R$ 100 milhões de investimentos aprovados na Câmara Municipal nesta terça-feira (21).
Com as melhorias, Paulo Serra diz que a rede pública de saúde hoje em Santo André está próxima da privada. “As filas hoje são muito menores, o nosso tempo de espera é muito menor do que era,” afirma. Apesar de celebrar os êxitos, o gestor reconhece que ainda há questões para lidar neste setor: “os desafios na saúde são permanentes.” Para Serra, a dinâmica da sociedade hoje em dia obriga o poder público a melhorar o serviço de saúde de forma constante.