Com avanço da vacinação, número de óbitos cai em Ribeirão Pires
Mais da metade da população adulta da cidade já tomou a primeira dose de um dos imunizantes
- Data: 06/07/2021 15:07
- Alterado: 06/07/2021 15:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires deve vacinar pessoas com 34 anos até sexta-feira
Crédito:PMETRP
À medida que avança a vacinação em Ribeirão Pires, o número de óbitos vem caindo. É o que aponta um levantamento preliminar da Secretaria de Saúde. Entre janeiro e junho, a Estância vacinou mais de 50 mil pessoas com pelo menos a primeira dose. Atualmente, a cidade está imunizando pessoas com 37 anos com previsão de chegar a 34 anos na próxima sexta-feira.
Após passar por um período que beirou o esgotamento do sistema de saúde (mais precisamente entre os meses de março e abril) e ter endurecido as medidas de restrição para conter o avanço da Covid, finalmente Ribeirão Pires registra dias menos turbulentos. Hoje, apenas 12 leitos (dos 41 disponíveis) estão ocupados no Hospital de Campanha e não há ninguém intubado.
“A vacinação de grande parte da população está diminuindo a circulação do vírus. Isso está contribuindo para menor taxa de infecção e consequentemente menos óbitos”, observou Antônio Carlos André de Castro, médico coordenador do Hospital de Campanha.
De acordo com os dados da vacinação, no mês de março, 6.951 pessoas foram imunizadas e 44 óbitos foram registrados. No mês seguinte, abril, o número de mortes caiu para 27 e mais 7.164 primeiras doses foram aplicadas entre pessoas com mais 63 anos, GCMs e profissionais da educação com mais de 47 anos.
No mês de maio, o número de mortes se manteve em queda, chegando a 21, enquanto 10.980 pessoas com mais de 60 anos e pessoas maiores de idade com comorbidades receberam a primeira dose. E no último mês, em junho, 17 mortes por Covid-19 foram registradas e 25.278 pessoas foram vacinadas, incluindo educadores maiores de 18 anos, caminhoneiros, lactantes, garis e pessoas com mais de 40 anos.
Ribeirão Pires aplicou até aqui três vacinas: CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Fiocuz e Pfizer/BioNTech. A cidade já vacinou, ao todo, 59.337 pessoas com a primeira dose, enquanto 15.526 já tomaram as duas doses.
O drive thru da vacinação na cidade está localizado na tenda do Complexo Ayrton Senna, na Avenida Valdírio Prisco, 193, Jardim Itacolomy, que funciona de segunda a sábado das 8h às 16h.