Coleta de lixo e limpeza pública estão entre os serviços mais bem avaliados em Santo André
Munícipes ouvidos por instituto de pesquisa afirmam ter alto grau de satisfação com o trabalho, que é de responsabilidade do Semasa
- Data: 19/10/2019 10:10
- Alterado: 19/10/2019 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: PSA
Coleta de lixo e limpeza pública estão entre os serviços mais bem avaliados pelo morador de Santo André
Crédito:Divulgação/Semasa
A qualidade da gestão dos resíduos sólidos em Santo André voltou a ser reconhecida pela população, segundo pesquisa do instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos). O mais recente levantamento, divulgado esta semana, informa que a limpeza pública na cidade alcançou o Alto Grau de Satisfação. Já a coleta de lixo é considerada o melhor serviço público de Santo André entre 16 pesquisados, com moradores também atestando Alto Grau de Satisfação.
“O bom desempenho dos serviços públicos em Santo André denota a atenção da administração à zeladoria do município, resultado de um novo modelo de gestão implantado em 2017, que reduziu cerca de 80% as dívidas da cidade e permitiu investir em infraestrutura”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Há 20 anos, a coleta e destinação de lixo em Santo André passou a ser realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Desde então, a cidade investe na coleta seletiva e na ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.
“Estamos felizes com este reconhecimento pela população. Neste último ano, estamos com nossas equipes ainda mais centralizadas na limpeza da cidade, o que certamente contribui para a satisfação dos moradores com os serviços do Semasa”, afirmou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.
Atualmente, os caminhões de recicláveis, ou secos, passam em todas as ruas da cidade pelo menos uma vez por semana. A coleta de secos é reforçada por 21 ecopontos, onde os moradores podem deixar, gratuitamente, não apenas recicláveis, mas também resíduos volumosos, como pneus, madeira, eletrodomésticos e eletrônicos, entulho, sofás e colchões. O índice de reaproveitamento de resíduos na cidade cresceu mais de 140% na atual gestão e alcança 30% do total.
Santo André é a única do ABC que tem aterro sanitário municipal, com uma das melhores notas concedidas pela Cetesb em toda a região metropolitana de São Paulo: 9,4. A totalidade dos resíduos úmidos gerados na cidade vai para o aterro público, o que reduz gastos da municipalidade com a disposição em locais privados.
Já na varrição, são 8.600 km de vias públicas limpas todo mês e a cidade ainda possui cerca de 5.500 papeleiras de rua instaladas.
Segundo o Indsat, para a elaboração de cada uma das pesquisas são ouvidos 400 moradores. No 3º trimestre deste ano, 56% afirmaram que a limpeza pública na cidade é ótima ou boa. Sobre a coleta de lixo, a pesquisa foi elaborada no 2º trimestre e 84% dos entrevistados a consideraram ótima e boa.