COL confirma São Caetano no catálogo de subsedes da Copa do Mundo
Estádio Municipal Anacleto Campanella recebe investimento de R$ 6 milhões para atender ao padrão exigido pela FIFA
- Data: 30/10/2013 10:10
- Alterado: 30/10/2013 10:10
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
São Caetano do Sul está no catálogo final de Centros de Treinamentos de Seleções (CTSs) para a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito terça-feira (29/10) pelo COL (Comitê Organizador Local do mundial), em evento na Capital que reuniu o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.
Este é mais um importante passo que São Caetano dá para ser uma das subsedes da Copa. Com o anúncio, o COL credencia o município a abrigar uma das 32 seleções para o período de aclimatação e de treinamentos. Na prática, a cidade venceu a penúltima etapa para receber a confirmação de que será um dos CTSs. Resta apenas a definição da escolha, a cargo das delegações.
Além de São Caetano, o catálogo final do COL coloca à disposição dos 32 classificados para a Copa outros 82 locais de instalação – 30 no Estado de São Paulo. As seleções têm até o dia 18 de dezembro para indicar o CTS de sua preferência e até o dia 30 de janeiro para confirmar a escolha.
O prefeito Paulo Pinheiro comemorou a inserção de São Caetano no catálogo final de CTSs. “É o reconhecimento por todo o nosso esforço para que a nossa cidade volte a ser vitrine internacional no Esporte.”
O empenho citado pelo chefe do Executivo é referente ao convênio firmado no início de outubro com o Ministério do Esporte e com a Caixa Econômica Federal para obras no Estádio Municipal Anacleto Campanella. São R$ 6 milhões investidos no equipamento para atender ao padrão exigido pela FIFA.
Entre as melhorias previstas estão a reforma dos três vestiários (das equipes e da arbitragem), e a criação de uma nova sala de imprensa, da zona mista, de uma sala de fisioterapia e de área para o aquecimento muscular dos jogadores, em gramado sintético. As intervenções serão iniciadas após a finalização do processo de contratação da construtora, o que deverá ocorrer até dezembro.
Outros requisitos que precisavam ser preenchidos pelas candidatas a hospedar as seleções eram ter hotel, no mínimo, três estrelas (foi selecionado o Hotel Mercure), e proximidade com aeroportos. Este também é trunfo de São Caetano, a cidade da região mais próxima dos aeroportos de Congonhas, na Capital, e de Cumbica, em Guarulhos, além da Arena Corinthians, palco das partidas em São Paulo.
Com a inclusão no catálogo final, serão intensificadas as articulações diplomáticas para que São Caetano abrigue uma seleção. Representantes da tetracampeã Itália já estiveram na cidade para conhecer as instalações. O município possui ligações históricas com o país europeu. O assunto já foi discutido entre Paulo Pinheiro e o cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, em setembro.