Cine Lyra exibe curta ligado a uma das lendas de Paranapiacaba e documentário de ficção científica Steampunk
Filme “O pau da missa”, famosa lenda de Paranapiacaba e documentário “Fogo nas caldeiras” sobre ficção científica estreiam no Cine Lyra durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba
- Data: 25/07/2024 17:07
- Alterado: 25/07/2024 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
“Fogo nas Caldeiras”
Crédito:Divulgação
Neste final de semana, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, o recém-inaugurado Cine Lyra, considerado o segundo cinema mais antigo do Brasil, exibirá duas produções feitas no ABC paulista que abordam temáticas ligadas à vila ferroviária andreense: o curta-metragem “O Pau da Missa”, que conta sobre os últimos dias daquela árvore centenária, geralmente envolta em lendas urbanas relacionadas a fantasmas e assombrações, e o documentário steampunk “Fogo nas Caldeiras”, que mergulha no universo da literatura de ficção científica retrofuturista e sua mais longeva convenção, a SteamCon Paranapiacaba, criada em 2013 e hoje o maior encontro de fãs do gênero no mundo.
Os vídeos são realizações independentes produzidas pela “Estranhos Atratores Filmes”, de Santo André. O documentário tem direção de Celina Lerner e Jairo Costa, que também assina a autoria do curta. A produção executiva é de Izabel Bueno.
Para Celina Lerner, abordar a temática steampunk foi muito instigante, possibilitando “olhar o passado e imaginar outros futuros possíveis, principalmente quando o presente já se manifesta de maneira tão distópica”.
Sobre o curta-metragem “O Pau da Missa”, Jairo Costa destaca que “filmar de forma surrealista uma das muitas lendas de Paranapiacaba dá margem para várias camadas de interpretações sobre o passado, o presente e o futuro da vila. No final ambos os filmes acabam se completando mesmo que tendo narrativas e premissas diferentes”.
Os filmes fazem parte da programação oficial de reabertura do Cine Lyra no Festival de Inverno de Paranapiacaba e serão exibidos no domingo, dia 28, a partir das 13h30. O cinema está localizado na Av. Fox s/nº, próximo à estação de trem do expresso turístico da CPTM e tem entrada gratuita.
Sobre os diretores
CELINA LERNER
Documentarista independente desde 1998, Celina Lerner é formada em jornalismo, mestre em Sociologia e doutora em Ciências Humanas e Sociais. Trabalhou na Globo, TV Cultura e em diversas produtoras como TV Zero, Boutique Filmes e Mixer. Foi premiada na mostra de Cinema e Vídeo de Santo André com o curta “Parece Não”, exibido no Festival Mix Brasil e no programa Zoom, da TV Cultura. Realizou seu primeiro longa, Pandemic@s, financiado pela Lei Aldir Blanc, em 2021.
JAIRO COSTA
Jairo Costa é escritor, jornalista e documentarista, autor dos livros “Amazônia Fantástica”, “Paranapiacaba, lendas e mitos”, “Constantino Castellani”, “Ópera Punk” entre outros. É o fundador da editora e do site Estranhos Atratores, que publica a “Revista MORTAL”, e idealizador dos festivais “Fog” e “Constantino Castellani”. Dirigiu os documentários “Escrito no ABC”, “Ibirapema”, “Paranapiacaba lendas e mitos”, “Punks do ABC” e “SOS Paranapiacaba” (os dois últimos em fase de conclusão).
Ficha técnica
Título: “O Pau da Missa”
Paranapiacaba/Santo André – SP
Gênero: Ficção/Fantasia/Experimental/Surrealismo
Duração: 4 min, cor, digital, 2024
Direção, roteiro, câmera, edição: Jairo Costa
Produção: Estranhos Atratores Filmes e Revista MORTAL
Produção executiva: Izabel Bueno
Sinopse: Em uma vila isolada, árvore centenária vê seus dias chegarem ao fim.
Indicação etária: Livre para todos os públicos
Ficha técnica
Título: “Fogo nas Caldeiras”
Paranapiacaba/Santo André – SP
Gênero: Documentário
Duração: 15 min, cor, digital, 2024
Direção, roteiro: Celina Lerner e Jairo Costa
Câmera: Celina Lerner, Jairo Costa
Montagem e edição: Celina Lerner
Produção: Estranhos Atratores Filmes e Revista MORTAL
Produção executiva: Izabel Bueno
Sinopse: Depois da grande pandemia de covid-19, fãs de ficção científica voltam a se encontrar em Paranapiacaba para comemorar os 10 anos da SteamCon Paranapiacaba, a maior convenção SteamPunk do mundo.
Indicação etária: Livre para todos os públicos