Cinco foragidos da Justiça são presos em operação na região no fluxo, no centro de SP
Outras 90 pessoas foram flagradas descumprindo medidas cautelares; roubos caíram 61% na área e registraram o menor índice em uma semana
- Data: 25/04/2024 14:04
- Alterado: 25/04/2024 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: s
Crédito:SSP
Cinco foragidos da Justiça foram presos na região do fluxo, no centro de São Paulo, nesta quinta-feira (25), durante uma operação realizada em conjunto entre as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana. Na ação, os agentes ainda flagraram 90 pessoas em violando medidas cautelares impostas pela Justiça.
No total, as equipes identificaram 871 frequentadores do fluxo, sendo a maior parte homens. Todos foram qualificados pelos policiais, com a pesquisas da situação criminal de cada um. Ao final da operação, os cinco foragidos foram encaminhados à delegacia, onde permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil também comunicou ao Judiciário sobre a situação dos infratores que estavam violando as medidas cautelares.
Roubos caem 61% e registram menor índice em uma semana na região do fluxo, no centro de SP
A região dos Campos Elíseos e Santa Cecília, que compreende o fluxo de usuários na área central de São Paulo, registrou o menor índice de roubos em uma semana desde o início do monitoramento das Cenas Abertas de Uso, iniciado em abril do ano passado, pela Secretaria da Segurança Pública.
Na análise, feita entre os dias 15 a 21 de abril, foram 47 roubos notificados na área, queda de 61% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando houve 120 delitos. Foi a primeira vez que o número ficou abaixo das 50 ocorrências na comparação semanal.
O menor índice em uma semana havia sido também neste mês, entre os dias 1º e 7 de abril, e entre 19 e 25 de fevereiro deste ano, com 55 registros notificados.
Já os furtos reduziram 23% na região no comparativo, de 209, no ano passado, para 161. O percentual é ainda maior se a análise for feita em relação a 2022, quando houve 302 casos, o que representa uma queda de 47%.
Desde o início do monitoramento, os crimes patrimoniais na região do fluxo têm apresentado tendência de queda. Dentre as medidas implementadas pela atual gestão, estão o reforço do efetivo policial com mais de 400 policiais militares atuando nas ruas e mais 700 para a atividade delegada.
Ao longo dos meses foram desencadeadas operações para combater o tráfico de drogas e prender criminosos que atuam no fluxo. No primeiro bimestre deste ano, já foram 599 prisões realizadas, 19% a mais do que no mesmo período do ano passado. A polícia também apreendeu 82 quilos de drogas em janeiro e fevereiro, número seis vezes maior no comparativo.
O investimento em tecnologia e sistemas de inteligência também foram ampliados para aumentar a capacidade de monitoramento e responder de forma mais eficiente às ocorrências. Além disso, a gestão estadual inaugurou três companhias da Polícia Militar, uma delas a sede própria da 3ª Companhia da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 7º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no bairro da Aclimação.