Cidade Matarazzo e PRIO celebram maior incentivo cultural em programa de restauro no Brasil

O maior projeto privado de restauro do país contou com a expertise de profissionais de elite das arte, cultura e arquitetura para repensar a regeneração de sítios históricos na cidade

  • Data: 14/09/2023 13:09
  • Alterado: 14/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Cidade Matarazzo e PRIO celebram maior incentivo cultural em programa de restauro no Brasil

Foto: Roberto Toffoli, Nelson Queiroz Tanure, Jacques Brault e José Eduardo Aranha.

Crédito:Divulgação

Você está em:

O programa de restauro do Hospital Humberto Primo, que deu origem a Cidade Matarazzo, celebrou nesta terça-feira, dia 12, a conclusão de sua primeira fase com o maior incentivo cultural em programa de restauro no Brasil pelo patrocinador master PRIO, a maior empresa independente de óleo e gás do país. O ciclo de palestras MataTalks, que celebrou a conclusão dessa etapa na própria Cidade Matarazzo, contou com depoimentos de Jacques Brault, COO da Cidade Matarazzo, Nelson Queiroz Tanure, presidente do conselho PRIO, Roberto Toffoli, responsável técnico pelo restauro, e Douglas Rushkoff, pesquisador norte-americano do Vale do Silício. 

A PRIO, patrocinadora master do projeto, apresentou o evento, que contou com diversos especialistas para falar sobre as inovações do programa no campo da arte, arquitetura e engenharia. “Com o generoso apoio da PRIO, concluímos a primeira fase deste que é o maior projeto de regeneração da América Latina. A minha filosofia é trabalhar justamente o conceito de construção regenerativa,” declarou o COO da Cidade Matarazzo, Jacques Brault. “A diferença para mim entre o possível e o impossível é a determinação,” concluiu.

“Muitos querem mudar o mundo, mas nem todos sabem como fazer. Nós temos o privilégio de apoiar um projeto que caminha nesse sentindo: une a natureza e o verde de São Paulo, à cultura e ao nosso patrimônio. Estamos criando um legado para o futuro, por meio da união de diferentes forças e visões. E isso é pura sintonia com a Prio e nossa essência. Somos feitos por pessoas orientadas pela inovação, e que estão à frente de ações para o desenvolvimento do negócio e da sociedade de forma responsável e sustentável. Ao apoiarmos este projeto, estamos moldando não apenas espaços físicos, mas também inspirando mentes e dando mais um passo para mudar o mundo,” complementou o presidente do conselho PRIO Nelson Queiroz Tanure durante o evento.

Durante a palestra “Tecnologia a Serviço da Preservação,” Roberto Toffoli compartilhou os principais desafios da obra, dentre os quais está a escavação e construção de colunas de até 60 metros de profundidade para compor oitos subsolos que abrigarão áreas de garagem e um cinema, além do vitral da Capela Santa Luzia, que passou por uma releitura da arte sacra pelo artista visual Vic Muniz. “É um projeto de excelência técnica, que reuniu os melhores da área e recoloca o Brasil no mapa da arquitetura contemporânea,” apontou Toffoli. “Fomos atrás de inúmeros cases internacionais, mapeando obras que intervinham no espaço público.” 

Além de reunir investidores, o evento também aproximou arquitetos e pesquisadores, com palestras de outros responsáveis pelo projeto de restauro, como a arquiteta especialista em urbanismo Adriana Levisky. Ela assina o espaço de convivência pública “Sua Rua,” que integra um passeio entre a avenida Paulista e a Cidade Matarazzo, com intervenções artísticas, paisagísticas e culturais. “É um trabalho exemplar na perspectiva de investimento privado com valor social, cultural, urbanístico e histórico, sem deixar de considerar o ativo econômico,” apontou Levisky, que apresentou a palestra “Revolucionando a Cidade: Reciclagem Urbana e Sustentabilidade.” O programa de restauro também teve patrocínio da Atlas Schindler e realização da AMA BRASIL.

Compartilhar:

  • Data: 14/09/2023 01:09
  • Alterado:14/09/2023 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados