“Cidadania Móvel” levou serviços sociais a 200 moradores da Estância

Nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, equipamento levou serviços de Assistência Social a munícipes de locais mais afastados da região central

  • Data: 28/02/2020 13:02
  • Alterado: 28/02/2020 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
“Cidadania Móvel” levou serviços sociais a 200 moradores da Estância

Cidadania Móvel na Vila Conceição

Crédito:Gabriel Mazzo

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O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, já atendeu, em 2020, cerca de 200 moradores em diferentes regiões. O equipamento facilita o acesso de da população a programas sociais e serviços.

Entre as áreas contempladas estão Jardim Vista Linda, Vila Conceição, Casa Vermelha, Santa Luzia, Planalto Bela Vista, Santa Rosa, Jardim Caçula, Rancho Alegre e Vila Sueli. Na unidade, os moradores recebem serviços de cadastramento e orientações sobre programas sociais, encaminhamentos e informações sobre serviços municipais, entre outros.

Desde o início de sua operação – em maio de 2019 – até o momento, o “Cidadania” atendeu mais de 1.400 moradores e percorreu, ao todo, 44 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.

O “Cidadania Móvel”, um veículo Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pelo município com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Esse índice avalia a efetividade dos programas sociais no município – caso estejam bem avaliados, é utilizado para a liberação de verba. O investimento no “Cidadania Móvel” foi de R$ 189 mil.

“Com o ‘Cidadania’, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços disponíveis nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, palestras e informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

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  • Data: 28/02/2020 01:02
  • Alterado:28/02/2020 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









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