“Cidadania Móvel” levará programas sociais aos moradores do Jardim Caçula

Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires oferece cadastramento, atualização e orientações sobre programas assistenciais como o Cadastro Único

  • Data: 16/10/2019 17:10
  • Alterado: 16/10/2019 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
“Cidadania Móvel” levará programas sociais aos moradores do Jardim Caçula

Crédito:Gabriel Mazzo

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Nessa quinta-feira, dia 17, o “Cidadania Móvel” atenderá moradores do Jardim Caçula e região. Das 10h às 14h, o equipamento estará estacionado na Estrada Ribeirão Pires (próximo ao ponto de retorno de ônibus).

Nessa semana, moradores dos bairros Barro Branco e Vila Marquesa foram contemplados com os serviços sociais levados pelo “Cidadania Móvel” – unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires. Desde o início do mês, o veículo atendeu cerca de 45 moradores.

Dentre os serviços oferecidos está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família – PBF, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

O “Cidadania Móvel” facilita o acesso de moradores a programas sociais e serviços, desde maio desse ano. Nesse mês, o equipamento percorrerá nove bairros da Estância: Rancho Alegre; Roncon; Barro Branco; Vila Marquesa; Jardim Caçula; Jardim Iramaia; Vila Conceição; Vila Nova e Jardim Valentina.

Em setembro, o “Cidadania Móvel” percorreu onze bairros do município, realizando mais de 180 atendimentos de rotina e cerca de 550 munícipes participaram de palestras promovidas por equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em unidades de saúde e escolas estaduais.

Desde maio – início dos atendimentos – até o mês de setembro desse ano, o Cidadania já percorreu mais de vinte bairros em toda cidade, atendendo cerca de 900 moradores.

O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, principalmente onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Confira o cronograma completo de atendimentos:

– 17/10 (quinta-feira) – das 10h às 14h – Estrada Ribeirão Pires – Jardim Caçula (próximo ao ponto de retorno de ônibus);

– 21/10 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Evaldo Braga s/nº – Iramaia (ao lado do Bardo Jorge);

-23/10 (quarta-feira) – Rua Santinho Gianasi, 100 – Vila Conceição (em frente à Padaria Vila Conceição);

– 30/10 (quarta-feira) – Rua Manoel Simões, 264 – Vila Nova (em frente à E.E Profª Nayme Cardim);

– 31/10 (quinta-feira) – Rua Ana Lacivita Amaral, 28 – Jardim Valentina (em frente à E.E. Valentino Redivo).

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