“Cidadania Móvel” de Ribeirão Pires dá continuidade aos atendimentos
Desde o início do serviço, cerca de 1.200 munícipes foram atendidos pelo equipamento em diferentes bairros da Estância
- Data: 06/12/2019 10:12
- Alterado: 06/12/2019 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Gabriel Mazzo
O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está facilitando o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Em dezembro, o equipamento dará continuidade aos atendimentos, em diferentes regiões.
A unidade percorrerá os bairros Jardim Iramaia, Parque Aliança, Vila dos Vianas e Santa Luzia. No dia 9 de dezembro, segunda-feira, das 10h às 14h, o “Cidadania” estará estacionado na Rua Evaldo Braga, s/nº – Jardim Iramaia (em frente ao Bar do Jorge).
De maio – início dos atendimentos – a novembro, o “Cidadania Móvel” atendeu cerca de 1.200 moradores e percorreu 35 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.
O serviço contemplou moradores do Jardim Valentina; Centro; Centro Alto; Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia; Vila Sueli; Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Jardim Esperança; Ouro Fino; Santa Clara; Jardim Serrano; Vila Aurora; Vila Suíssa; Somma; Represa; Sítio Taquaral; Ponte Seca; Pouso Alegre; Jardim Aprazível, Rancho Alegre; Vila Marquesa; Roncon; Jardim Caçula; Vila Conceição; Vila Nova; Casa Vermelha; Jardim Luzitano e Quarta Divisão.
“Com o ‘Cidadania’, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços disponíveis nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, palestras e informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Dentre os serviços oferecidos está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.
Confira o cronograma completo de atendimentos do mês de dezembro:
– 9/12 (segunda-feira) – das 10h às 14h –Rua Evaldo Braga, s/nº – Jardim Iramaia (ao lado do Bar do Jorge);
– 11/12 (quarta-feira) – das 10h às 14h – Praça Hishiro Hidaka, s/nº – Parque Aliança (em frente ao Bar Fome Zero);
– 12/12 (quinta-feira) – das 10h às 14h – Rua Treze de Maio, altura do nº 24 (em frente ao Bar do Alemão);
– 16/12 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Professor Antônio Nunes, 551 – Santa Luzia (em frente à USF Santa Luzia).