“Cidadania Móvel” atendeu moradores do Jardim Luso e região

Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires promove o acesso de famílias a programas sociais gratuitos

  • Data: 08/11/2019 15:11
  • Alterado: 08/11/2019 15:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
“Cidadania Móvel” atendeu moradores do Jardim Luso e região

Crédito:Gabriel Mazzo

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O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está facilitando o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Em novembro, o equipamento dará continuidade aos atendimentos iniciados em maio desse ano.

Nessa quarta-feira, dia 6, moradores do Jardim Luso e região foram atendidos pela unidade, que esteve estacionada em frente à USF do bairro.  Foram realizadas inclusões no Cadastro Único, orientações sobre programas sociais e serviços municipais, além de encaminhamento de munícipes a serviços como Poupatempo.

Nessa segunda-feira, dia 11, o equipamento atenderá moradores do bairro Casa Vermelha – na região de Ouro Fino. Das 10h às 14h, o veículo estará estacionado na Estrada do Simeão, altura do nº 863.

Durante esse mês, o “Cidadania” percorrerá, ao todo, oito bairros da Estância: Jardim Luso; Casa Vermelha; Parque Aliança; Represa; Santa Rosa; Jardim Luzitano; Vila Suíssa e Jardim Caçula.

Dentre os serviços oferecidos está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

De maio a outubro, o veículo atendeu mais de mil moradores e percorreu cerca de 30 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.

“O equipamento é uma importante ferramenta de política pública conquistada pela atual gestão. Com ele, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços já oferecidos nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Confira o cronograma completo de atendimentos:

– 11/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Estrada do Simeão, altura do nº 863 – Casa Vermelha;

– 13/11 (quarta-feira) – das 10h às 14h – Rua das Rosas, 02 – Parque Aliança (próximo ao Bar da Dora);

– 14/11 (quinta-feira) – das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do nº 12 – Represa (próximo ao Bar da Xuxu);

– 18/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Girassol, altura do nº 34  – Santa Rosa (próximo à Padaria e Lanchonete da Fran);

– 25/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Bragança, 08 – Jardim Luzitano;

-27/11 (quarta-feira) – Rua Romeu Tolezano, 61 – Vila Suíssa (em frente ao Depósito e Mercadinho Valdir);

– 29/11 (quinta-feira) – Rua Clemente Peralta, 321 – Jardim Caçula (em frente à Associação de Moradores).

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  • Data: 08/11/2019 03:11
  • Alterado:08/11/2019 15:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









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