“Cidadania Móvel” atendeu moradores do Jardim Luso e região
Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires promove o acesso de famílias a programas sociais gratuitos
- Data: 08/11/2019 15:11
- Alterado: 08/11/2019 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Gabriel Mazzo
O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está facilitando o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Em novembro, o equipamento dará continuidade aos atendimentos iniciados em maio desse ano.
Nessa quarta-feira, dia 6, moradores do Jardim Luso e região foram atendidos pela unidade, que esteve estacionada em frente à USF do bairro. Foram realizadas inclusões no Cadastro Único, orientações sobre programas sociais e serviços municipais, além de encaminhamento de munícipes a serviços como Poupatempo.
Nessa segunda-feira, dia 11, o equipamento atenderá moradores do bairro Casa Vermelha – na região de Ouro Fino. Das 10h às 14h, o veículo estará estacionado na Estrada do Simeão, altura do nº 863.
Durante esse mês, o “Cidadania” percorrerá, ao todo, oito bairros da Estância: Jardim Luso; Casa Vermelha; Parque Aliança; Represa; Santa Rosa; Jardim Luzitano; Vila Suíssa e Jardim Caçula.
Dentre os serviços oferecidos está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.
De maio a outubro, o veículo atendeu mais de mil moradores e percorreu cerca de 30 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.
“O equipamento é uma importante ferramenta de política pública conquistada pela atual gestão. Com ele, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços já oferecidos nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Confira o cronograma completo de atendimentos:
– 11/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Estrada do Simeão, altura do nº 863 – Casa Vermelha;
– 13/11 (quarta-feira) – das 10h às 14h – Rua das Rosas, 02 – Parque Aliança (próximo ao Bar da Dora);
– 14/11 (quinta-feira) – das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do nº 12 – Represa (próximo ao Bar da Xuxu);
– 18/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Girassol, altura do nº 34 – Santa Rosa (próximo à Padaria e Lanchonete da Fran);
– 25/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Bragança, 08 – Jardim Luzitano;
-27/11 (quarta-feira) – Rua Romeu Tolezano, 61 – Vila Suíssa (em frente ao Depósito e Mercadinho Valdir);
– 29/11 (quinta-feira) – Rua Clemente Peralta, 321 – Jardim Caçula (em frente à Associação de Moradores).