“Cidadania Móvel” atenderá moradores da Vila dos Vianas e região nessa terça-feira (28)
Equipamento percorre bairros da Estância ampliando a divulgação das informações sobre programas dos governos Federal e Estadual
- Data: 27/04/2020 18:04
- Alterado: 27/04/2020 18:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está percorrendo diferentes regiões da cidade para orientar moradores sobre o funcionamento de programas como o Auxílio Emergencial, do Governo Federal, e Auxílio Merenda, do Governo do Estado.
Nessa terça-feira, dia 28, o veículo estará estacionado na Rua Treze de Maio, 04 – Vila dos Vianas (em frente ao Bar do Alemão), das 10h às 14h. Além de orientações sobre programas sociais, as equipes promovem esclarecimentos sobre outros serviços públicos municipais como da saúde, educação, entre outros.
Nesse mês, o “Cidadania Móvel” já percorreu os bairros Vila Conceição, Santa Rosa, Jardim Aprazível, São Caetaninho, Jardim Vista Linda, Rancho Alegre, Jardim Iramaia, Vila Marquesa e Jardim Serrano.
“Nosso objetivo é assegurar que os munícipes tenham acesso à informação. A equipe da assistência social estará disponível para esclarecer dúvidas da população”, explicou a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
Antes dos atendimentos, os moradores passam por triagem. As equipes, com EPI’s, verificam a temperatura do munícipe. Caso apresente febre, o morador é encaminhado à unidade de saúde mais próxima para atendimento. A medida se dá para prevenção das equipes e demais moradores nesse momento de combate ao COVID-19.
“Estamos seguindo orientação da Secretaria de Saúde para promover essa triagem e aproveitamos para orientar os munícipes nas questões preventivas ao coronavírus”, concluiu Elza.
Auxílio Emergencial – Pelo programa, chamado “coronavoucher”, profissionais autônomos e informais de todo o País receberão, por três meses, o auxílio emergencial no valor de R$ 600. Mães responsáveis pelo sustento da família poderão receber o dobro – R$ 1.200,00. Duas pessoas por família, no máximo, terão direito ao auxílio emergencial. Beneficiários do Bolsa Família poderão receber o “coronavoucher” caso o valor do auxílio seja maior – os programas não serão cumulativos. Moradores da cidade que estejam dentro do perfil do programa e que já estejam inscritos no CadÚnico não terão necessidade de novo cadastro.
Todos os procedimentos relacionados ao programa são realizados por meio de plataformas digitais – aplicativo, site e central telefônica. O Governo Federal disponibilizou o app Caixa – Auxílio Emergencial para celulares com sistemas Android e IOS (da Apple). O download pode ser feito tanto na App Store, quando na PlayStore. O Governo Federal anunciou que pessoas sem créditos no celular terão a possibilidade de baixar o aplicativo, em acordo firmado com operadoras. Dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone 111 (ligação gratuita). O trabalhador poderá consultar se está ou não no CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania.