Cerca de 9 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Ribeirão Pires
Nas últimas semanas, Prefeitura trabalhou nos preparativos para o início do ano letivo, como reforma de escolas, formação de professores, entre outras ações
- Data: 05/02/2019 09:02
- Alterado: 05/02/2019 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Mariana Rodrigues
Cerca de nove mil crianças do Ensino Infantil até o Fundamental II da rede municipal de Ribeirão Pires voltaram às aulas nesta segunda-feira, 4 de fevereiro. Nas últimas semanas, as equipes da Secretaria de Educação da Prefeitura trabalharam nos preparativos para receber os estudantes nesse início de ano letivo.
Entre as ações e atividades promovidas está a organização da entrada da escola, com recepção festiva, acolhimento das famílias, passeio pela unidade, rodas de conversa e leitura, contação de histórias, intercâmbio entre as turmas e reunião com os pais para apresentação da proposta de trabalho da escola em 2019.
No retorno às aulas, a Secretaria de Transportes e Trânsito está colaborando com a segurança dos alunos com esquema especial de orientação e monitoramento do fluxo de veículos em frente de escolas da cidade.
Formações – Entre os dias 28 e 31 de janeiro, gestores das unidades escolares – diretores, vice-diretores e coordenadores – participaram de formações que abordaram os seguintes temas: “O papel do gestor na inclusão escolar”; “As posturas do gestor”; “Legislação e escola”; e “Bullying”.
Na última sexta-feira, dia 1º de fevereiro, gestores, professores e demais funcionários das escolas se reuniram para realizar o planejamento escolar de 2019. A ação consiste na reorientação das ações e práticas desenvolvidas nas unidades de ensino durante o ano. As escolas da rede municipal elaboraram o planejamento a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Reestruturação e melhorias nas unidades de ensino – Para receber os alunos, os espaços educacionais da rede municipal receberam limpeza, capinação e manutenções gerais. As revitalizações e pequenos reparos estão sendo promovidas nas escolas municipais de acordo com calendário de serviço das equipes da Secretaria de Educação.
Outras ações garantiram boa recepção aos quase nove mil estudantes da rede. As equipes da Central de Abastecimento da Alimentação Escolar deixou tudo preparado para atender a demanda das 33 escolas municipais.
De acordo com a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart, a alimentação das crianças, que antes de 2017 era alvo de críticas pelo desabastecimento dos estoques e cardápio somente com itens básicos, está garantida, com itens que priorizam a nutrição e o bom desenvolvimento dos alunos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento integral de nossas crianças, com o fortalecimento do ensino, em todos os aspectos”, disse.