Centros especializados de saúde de Ribeirão Pires superam 11 mil atendimentos em 2023
CEM e CAISM, entregues em maio de 2022, zeraram filas de espera e agilizaram atendimentos na rede pública da cidade
- Data: 04/08/2023 13:08
- Alterado: 04/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) realizaram, no primeiro semestre deste ano, 11.500 atendimentos. O equipamento “dois em um” tem capacidade para realizar cerca de 2.000 atendimentos por mês e foi inaugurado em maio de 2022. No primeiro ano, foram 25 mil acolhimentos nas unidades, que encurtaram o tempo de espera por consultas e procedimentos
Com o CEM e o CAISM, a Prefeitura zerou a fila de ultrassonografia transvaginal. Apenas neste primeiro semestre, foram realizados cerca de 1.420 exames desta especialidade. Foram zeradas também as filas nas especialidades de mamografia, e, em parceria com o Hospital Maternidade São Lucas, dos procedimentos de laqueadura e vasectomia.
No CEM, a especialidade de ortopedia foi destaque com cerca de 1.300 consultas realizadas.
No CEM, são oferecidas as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, neurologia, pediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, alergia e imunologia, psiquiatria, oftalmologia, endocrinologia, angiologia, neurologia e clínica médica. Já no CAISM, que fica localizado no segundo andar do prédio, são oferecidas clínica médica, ginecologia e obstetrícia, psicologia, assistência social, mastologia, medicina fetal, mamografia, ultrassonografia e citopatologia, entre outros.
Everaldo de Souza, 57 anos, morador do Parque Aliança, aprovou o atendimento do CEM. “Sou bem crítico, mas a saúde de Ribeirão Pires é nota 10, muito confiável. Fui muito bem atendido nas especialidades. Melhor que muito convênio. Além disso, também ficou excelente espaço a nova unidade do Aliança”. explicou
Neste ano, o equipamento também passou a abrigar o Centro de Especialidades Oftalmológicas, que agilizou o atendimento na cidade e oferece ao munícipe um diagnóstico completo, sem precisar sair da cidade. O equipamento que tem pouco mais de dois meses de inauguração, tem capacidade para aproximadamente 800 atendimentos mensais.
“Estamos levando à rede municipal de saúde um novo padrão estrutural e de atendimento, mais moderno e que prioriza a humanização dos processos. Este novo formato já está presente nos centros de especialidade, que encurtam o tempo de espera e garantem qualidade para quem utiliza os serviços públicos”, destacou o prefeito Guto Volpi.
O espaço de especialidades de Ribeirão Pires fica localizado na Avenida Humberto Campos. Por serem serviços de referência para a rede municipal, para receber o atendimento no local, é necessário o encaminhamento por uma das dez unidades de Atenção Básica da cidade.