Centro de Santo André e Jardim Alvorada terão novas Estações de Coleta
Novas unidades integram pacote de obras que contempla a construção de mais dez ecopontos até o fim deste ano
- Data: 20/07/2022 14:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Construção da Estação de Coleta Centro
Crédito:Divulgação/Semasa
A região central de Santo André e o Jardim Alvorada agora também terão Estações de Coleta, equipamentos públicos fundamentais para aumentar os índices de reciclagem e reduzir locais onde há descarte irregular de madeira, entulho, móveis, eletroeletrônicos e outros resíduos, o que contribui para ampliar a preservação do meio ambiente, deixar os bairros mais limpos e economizar recursos públicos que poderiam ser gastos com serviços de limpeza urbana.
A Estação de Coleta Jardim Alvorada começou a ser construída nesta semana, na rua Rolândia. Já a EC Centro ganhou forma a partir do fim de junho, localizada na Travessa São Bento, próximo ao Grand Plaza Shopping. As obras são realizadas pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos da Prefeitura, por meio do Programa Sanear Santo André.
Até o fim deste ano, o município ganhará mais dez equipamentos públicos. O investimento total para estas Estações de Coleta é de mais de R$ 6 milhões, com recursos financiados pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou uma mobilização porta a porta para informar a população da região central e do Jardim Alvorada sobre as obras e os seus benefícios, além de aplicar uma pesquisa referente à gestão de resíduos sólidos.
O trabalho socioambiental visitou 1.384 residências e fez 618 atendimentos. Os moradores beneficiados pelos ecopontos também poderão participar de atividades de sensibilização e educação ambiental, como visitas ao Aterro Sanitário Municipal e oficinas de aproveitamento integral de alimento e compostagem.
O Semasa possui um canal de atendimento exclusivo no WhatsApp para as obras das Estações de Coleta. Além de informações sobre as construções, os munícipes ficam sabendo das atividades educativas. O número é (11) 91402-2946 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h.