Centro de Formação em Diadema será nomeado em homenagem a Carlos Kopcak
Falecido em 2017, educador foi o primeiro presidente da Fundação Florestan Fernandes e grande entusiasta da educação popular
- Data: 14/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Cefei visa ser espaço de desenvolvimento para a juventude da cidade
Crédito:Dino Santos
O Centro de Formação e Educação Integral (Cefei) de Diadema, que será oficialmente inaugurado no dia 16 de setembro, às 14h, será batizado em homenagem a Carlos Kopcak. Falecido em 2017, Kopcak foi o primeiro presidente da Fundação Florestan Fernandes e um dos principais responsáveis pela criação do equipamento, importante instrumento de transformação social por meio dos cursos profissionalizantes que oferta. Ele foi secretário de Educação em Diadema entre os anos de 2001 a 2004 e era um militante histórico da educação popular.
Nas palavras da secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches, “Kopcak foi intenso defensor da educação e a inauguração do Centro da Educação Integral consolidará o lugar onde todos os conhecimentos se encontram: os acadêmicos e os populares.” Ana Lúcia lembrou que ele foi um militante incansável pela democracia, e essencialmente pela educação popular. “Em Diadema ele coordenou importantes políticas educacionais e consolidou a política de educação profissionalizante, na perspectiva emancipatória”, afirmou.
Foi durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação que Diadema criou os programas Adolescente Aprendiz e Ação Compartilhada, ambos dentro de uma perspectiva de educação integral. Em 2021, já na gestão do prefeito José de Filippi Júnior, os programas foram transformados em políticas públicas de educação integral por meio de projeto de lei. “O Centro de Formação Carlos Kopcak vem com essa missão, ser um espaço de educação integral para crianças, adolescentes, adultos e idosos que sonham com um futuro melhor e que terão todo apoio para chegarem até seus sonhos”, concluiu Ana.
Uma das coordenadoras pedagógicas do Cefei, Beatriz Manocchi destacou que o equipamento já está funcionando e desenvolve várias atividades. “Temos a biblioteca, o projeto Trilha e Trajetórias, Adolescente Aprendiz, o Centro de Mídias que está em estruturação. Temos também a parceria com o cursinho pré-Enem Emancipa Ordalina Cândido, que é aberto a todos que se interessarem, além de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que é para toda a população, mas principalmente para a juventude”, citou.
Beatriz pontuou que nomear o Centro de Formação é fundamental porque é uma forma de legitimar a política pública que já está instituída na cidade. “Os Centros de Formação e Educação Integral estão previstos em lei desde 2021. O Centro de Formação Carlos Kopcak está funcionando desde o começo do ano, com diversas atividades, recebendo público, enfim, nomear e ter uma cerimônia de inauguração oficial é uma forma de legitimar e dar visibilidade para a política pública, para atrair mais pessoas para participarem e entenderem que aqui é um espaço público, para as pessoas frequentarem e fazerem o melhor uso possível”, finalizou.
A diretora do departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação, Evelyn Cristina Daniel, era estagiária na Secretaria de Educação de Diadema quando Carlos Kopcak esteve à frente da pasta, em 2003. “Um secretário muito próximo, que depositou muita confiança na nossa equipe e que tinha um uma interação muito contínua com a gente”, relembrou. “Minha chefe direta era a Ana Lúcia (atual secretária) e o Carlos foi um dos meus mentores, uma das pessoas nas quais eu me inspirei”, completou.
A relação profissional virou amizade e Evelyn recorda que a atuação de Kopcak a ajudou a definir seus próprios rumos profissionais. “Todos os ensinamentos que ele deixou eu uso até hoje. O que aprendi na Secretaria de Educação enquanto ele era secretário norteou toda a minha vida profissional e mudou o rumo da minha vida, na verdade, com essa identificação com as pessoas, com educação popular, com educação para todos”, pontuou.
Evelyn concluiu definindo Carlos Kopcak como “o pai da educação popular”. “Ele era o secretário que valorizava as ações de educação não formal, de educação para todos, entre pares. Você não precisa estar dentro dos muros da escola pra ter ações educativas, ações de educação. Dentro da comunidade há uma potência em educação e o Carlos fomentava isso”, afirmou. “Colocar o nome do Carlos no Cefei é uma coisa histórica e uma homenagem muito merecida”, finalizou.
SERVIÇO
Inauguração do Centro de Formação e Educação Integral Carlos Kopcak
16 de setembro, 14 horas
Rua Manoel da Nóbrega, 155, Centro