Centro de Formação Carlos Kopcak celebra um ano com homenagem ao educador

Com presença de autoridades, estudantes e familiares de Kopcak, evento celebrou aniversário e resultados do primeiro ano

  • Data: 06/11/2023 14:11
  • Alterado: 06/11/2023 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Centro de Formação Carlos Kopcak celebra um ano com homenagem ao educador

Crédito:Dino Santos

Você está em:

O Centro de Formação Carlos Kopcak, inaugurado em 24 de setembro de 2022, comemorou um ano de atividades no dia 31 de outubro, com apresentações dos resultados alcançados no período, presença de autoridades, estudantes beneficiados pelos programas da instituição e familiares de Carlos Kopcak. Prestigiaram o encontro a irmã do educador, Lia Kopcak, sua viúva, Cleide Alves dos Santos, e seu filho, Vandré Kopcak, que é diretor da E.E. General Artigas, na Vila Nogueira.

O evento começou com um vídeo homenageando o educador, falecido em 2017. Kopcak foi o primeiro presidente da Fundação Florestan Fernandes, importante instrumento de transformação social que oferta cursos profissionalizantes em Diadema. Ele foi secretário de Educação da cidade entre 2001 e 2004, era militante histórico da educação popular e coordenou importantes políticas educacionais e profissionalizantes no município. Foi durante a sua gestão que a cidade criou os programas Adolescente Aprendiz e Ação Compartilhada, ambos dentro de uma perspectiva de educação integral.

Vandré Kopcak lembrou que o pai estaria muito satisfeito de ver o trabalho que está sendo feito hoje no centro de formação. “De certa forma, o que é feito aqui mantém ele vivo. Este centro não forma pessoas apenas para trabalhar, mas para pensar”. A irmã, Lia, citou Paulo Freire. “Ele dizia que a educação deve ser libertadora, era nisso que o Carlos acreditava e se dedicava, e é isso que este espaço proporciona.”

A diretora do Departamento de Educação Popular e coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERER), Evelyn Daniel, que já foi estagiária de Carlos Kopcak, afirmou que todo cidadão tem que ter oportunidades de se desenvolver e, em se tratando de uma população que vive em condições de vulnerabilidade econômica e social, é fundamental ter políticas públicas para proporcionar esse desenvolvimento.

“Os jovens da nossa periferia têm um potencial imenso. Cabe a nós construir políticas públicas para que as pessoas tenham equidade no acesso e condições de permanência no ensino superior”, afirmou. “Nesse um ano, uma grande conquista foi mostrar para o jovem que ele pode e consegue acessar o ensino superior, ter um projeto de vida e vislumbrar um futuro por meio dos vários programas oferecidos gratuitamente aqui”, completou a diretora.

Evelyn apresentou os principais programas e realizações dos primeiros 12 meses atividades, como o mutirão de inscrições na UNIVESP, em que Diadema foi responsável pelo maior número de inscrições do ABC; os programas de orientação e preparação para ingresso e permanência na vida acadêmica; o mutirão do ENEM 2023, que teve aumento de inscrições de 29,2% em relação a 2022; os cursinho pré-universitários; o centro de línguas; o programa Trilhas e Trajetórias, de orientação profissional e tutoria individual e os convênios com a UNIVESP e a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, que trabalhou ao lado de Kopcak, lembrou que ele sempre foi comprometido com os mais pobres, e que toda a política de formação profissional do Grande ABCD, de certa forma, tem a mão do educador. “Ele acreditava na construção coletiva, e esse é o principal ensinamento que ele deixou. Graças a ele, hoje temos programas como o Adolescente Aprendiz, que ajuda os nossos jovens a entender e a ocupar o lugar deles nas universidades e na sociedade. Por isso, a missão desse centro de formação é tão importante”, destacou.

Na opinião da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, “os jovens de Diadema têm que se apropriar desse espaço, que foi construído para vocês e é de todos vocês, e mostrar que tudo que aprenderam aqui valeu a pena”. Encerrando a noite, o grupo Mesclado, formado pelo DJ Tony Di e Dudu Nascimento, que são educadores sociais e responsáveis pela comunicação do Carlos Kopcak, mandaram uma trilha sonora com muito samba rock, soul e R&B.

Compartilhar:
1
Crédito: Lucas Barbosa
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos

  • Data: 06/11/2023 02:11
  • Alterado:06/11/2023 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados