CDP Santo André investe em projetos sociais e melhorias estruturais

Com ações de reintegração social, a unidade prisional abre portas para a formação profissional, amplia acesso à leitura e adota ações rotineiras de manutenção

  • Data: 18/05/2023 17:05
  • Alterado: 18/05/2023 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária
CDP Santo André investe em projetos sociais e melhorias estruturais

Profissional com larga experiência no mercado ministra aulas de barbeiro no projeto Cortar para Transformar no CDP de Santo André

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Centro de Detenção Provisória de Santo André, estabelecimento penal da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), está com diversos projetos em andamento, abrangendo desde a capacitação de reclusos, melhorias na unidade como um todo, além de medidas de consciência ambiental. Todas as ações contam com o apoio da Coremetro e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Projetos em andamento

Cortar para Transformar – Com foco na reintegração, e em parceria com o Instituto Ação Pela Paz (IAP), a unidade prisional implantou o projeto “Cortar para Transformar” voltado para a formação de barbeiro junto aos reclusos do sistema prisional. A ação atende 15 reeducandos e teve início em outubro de 2022. O objetivo do projeto é proporcionar oportunidades de trabalho através de cursos profissionalizantes.

Remição de Pena pela Leitura – Desde 2021 o CDP alinhou uma parceria com a Pastoral Carcerária para o projeto “Ler é viajar sem sair do lugar”. Atualmente a unidade está com duas turmas de 20 reclusos e já tem planos de criar um terceiro grupo. A ação conta com doações literárias diversas e visa a remição de pena e o incentivo à leitura – a cada obra lida corresponde à remição de quatro dias de pena.

Uso Consciente da Água – Com foco na escassez de recursos naturais, desde abril de 2021 a unidade vem promovendo melhorias estruturais na distribuição de água potável às celas do estabelecimento penal. Dentro do projeto “Uso consciente da água” já foram instaladas caixas d’água em cada cela.

Com a conscientização da importância do uso sensato e adequado do recurso natural, a medida resultou no uso da água de forma responsável, garantindo fornecimento de forma ininterrupta. O projeto encontra-se em pleno funcionamento, gerando significativa economia ao erário, de aproximadamente R$ 1.908.061,26 mil reais. O público-alvo é toda a população carcerária e o corpo funcional, tendo em média 900 pessoas diariamente atendidas.

Construção e Reforma

Com o objetivo de melhorar as condições de segurança na unidade como um todo, assim como proporcionar um ambiente digno e menos insalubre, estão em andamento no CDP de Santo André projetos que visam preservar a integridade física dos servidores e reclusos. Um bom exemplo está na construção e manutenção das áreas compostas por grades, com manuseio mecânico, na área interna da carceragem, além do cuidado com os alambrados na área externa dos pavilhões.

No que se refere à habitação prisional, a unidade vem promovendo melhorias de forma gradativa. Vale destacar, ainda, que em toda a extensão do projeto o CDP vem usando mão de obra interna que envolve servidores qualificados e reclusos com experiência na área, que recebem remição de pena pelo trabalho exercido.

Compartilhar:

  • Data: 18/05/2023 05:05
  • Alterado:18/05/2023 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados