CCZ de Ribeirão Pires promove palestra na Universidade Anhanguera
Tipos de zoonoses, programas de vigilância, prevenção e controle epidemiológico foram expostos aos alunos do sexto ao décimo semestre de Medicina Veterinária
- Data: 07/10/2022 12:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
O veterinário Paulo Sérgio França
Crédito:PMETRP
O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires promoveu nesta quinta-feira, dia 6, uma palestra sobre o serviço que é desenvolvido no município de Ribeirão Pires, aos alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera em Santo André.
A apresentação foi comandada pelo veterinário e coordenador do CCZ, Paulo Sérgio França, que falou sobre os programas de vigilância, prevenção e controle de zoonoses. “Para qualquer grupo de zoonoses, as ações executadas se pautam em intervir, direta ou indiretamente, sobre as populações de animais alvo, de modo a refletir em benefício direto (quanto à redução ou eliminação) do risco iminente de transmissão de zoonose à saúde da população humana”, comentou o veterinário.
Ainda de acordo com sua explicação, o trabalho de vigilância também deve ser pautado na prevenção. “O trabalho de vigilância de zoonoses deve desenvolver atividades de prevenção, bloqueios estratégicos e principalmente orientação à população e isso passa por atividades que envolvem todos os setores, desde visita casa a casa, até mesmo a análise das amostras coletadas em atividades externas”, destacou.
A estudante Mirela Marques de Souza, do décimo semestre, comentou que ainda não tinha abordado as questões do Centro de Controle de Zoonoses durante o curso e aprovou a palestra. “Foi muito importante, principalmente na questão da instrução para podermos orientar os tutores e saber os serviços desempenhados pelo CCZ. Eu, particularmente, ainda não tinha abordado durante o curso os assuntos temáticos de zoonoses em saúde pública”, destacou.