CBF iguala prêmios e diárias do futebol masculino e feminino
Novo cargo é criado para dar mais atenção a categorias de base
- Data: 02/09/2020 19:09
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Lucas Figueiredo/CBF
O presidente da CBF, Rogério Caboclo anunciou em coletiva nesta quarta-feira (02) que, desde março deste ano, as mulheres recebem o mesmo valor em convocações e competições que os homens. “Não há mais diferença de gênero em relação à remuneração entre homens e mulheres”, disse. Segundo ele, a medida já estava vigente na primeira convocação deste ano, para o Torneio da França em março.
Essa é uma das mudanças que estão sendo promovidas para o futebol feminino no país. No mesmo evento, foi anunciada a contratação da ex-jogadora Aline Pellegrino como nova coordenadora de futebol feminino, no lugar de Marco Aurélio Cunha, além da criação de um novo cargo de coordenadora de seleções femininas, ocupado por Duda Luizelli, ex-gerente de futebol no Internacional.
As ações demonstram uma atenção especial da CBF para o futebol feminino, “a gente vai lutar para que o Brasil seja o melhor do mundo no futebol feminino”, disse Duda. Sobre as ações, a técnica Pia Sundhage afirmou: “isso é história. E poder fazer parte disso, é algo especial”. Pia havia pedido para que a CBF desse mais atenção às categorias de base (criadas desde o ano passado no Brasil), pedido que foi atendido com a criação desse novo cargo.
CONVOCAÇÃO
Além das novidades no futebol feminino, a coletiva também foi organizada para a primeira convocação desde o Torneio da França, pela técnica Pia Sundhage, para série de treinos na Granja Comary visando as Olimpíadas, adiadas para o ano que vem. Assim como havia pedido por atenção nas categorias de base, Pia convocou algumas jogadoras com menos de 20 anos, para que elas tenham uma noção do ritmo imposto na seleção principal, e para testar se estão prontas para subir à categoria. Segue lista das jogadoras convocadas:
Goleiras:
Bárbara – Kindermann
Leticia Izidoro – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Defensoras:
Tamires – Corinthians
Fernanda Palermo – Santos
Ingrid (Pardal) – Corinthians
Erika – Corinthians
Bruna Benites – Internacional
Tayla – Santos
Isabella – Palmeiras
Tainara – Santos
Bruna Calderan – Avaí/Kindermann
Chú – Ferroviária
Meio-campistas:
Camila – Palmeiras
Adriana Leal – Corinthians
Vitória (Yaya) – São Paulo
Aline Milene – Ferroviária
Maria Eduarda Sampaio (Duda) – Cruzeiro
Ana Caroline – São Paulo
Andressinha – Corinthians
Atacantes:
Cristiane – Santos
Ary Borges – Palmeiras
Victória – Corinthians
Duda – São Paulo
Por conta de apenas jogadoras que atuam no Brasil terem sido convocadas, o Campeonato Brasileiro feminino será paralisado durante os treinos da seleção, entre os dias 14 e 22 de setembro.