Cashback: compre e receba parte do dinheiro de volta
Novo jeito de ir às compras pode gerar grande economia para o consumidor. É preciso ter um planejamento, evitando o consumo por impulso
- Data: 16/10/2017 10:10
- Alterado: 16/10/2017 10:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: DSOP Educação Financeira
Crédito:
O cashback é uma modalidade de compras diferente, em que o cliente ganha de volta parte do valor pago. É inusitado, mas bastante praticado em plataformas de vendas (sites e aplicativos) em parceria com lojas que aderem ao sistema. Dessa forma, todos ganham: a empresa que vende, a empresa que intermediou a compra e o próprio consumidor.
Para quem está comprando, há descontos e economia garantida. É especialmente vantajoso se o consumidor direcionar os valores economizados para a realização de seus sonhos. Se as quantias forem deixadas na conta, acabarão gerando novas compras, muitas vezes desnecessárias ou supérfluas.
O ideal é investir os valores economizados – por serem quantias pequenas, a poupança é bastante indicada. O mais importante é ter um objetivo para conquistar com essas economias, e não apenas economizar por economizar. Ao estabelecer ao menos um sonho que deseja realizar, ter o dinheiro de volta terá um significado.
COMPRAS COM PLANEJAMENTO
Antes de fazer qualquer compra é preciso traçar um planejamento antecipado e pesquisar as melhores condições de pagamento, dentro e fora das plataformas de cashback.
Este tipo de serviço evidencia que sempre há gordura nos preços praticados pelas empresas, portanto é imprescindível o hábito de pesquisar, negociar e buscar descontos – isto é ter educação financeira.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO CASHBACK:
– Comprar o produto desejado na loja desejada pagando menos;
– Ter um retorno sobre as compras em dinheiro vivo;
– Economizar ao fazer compras no geral.
PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO CASHBACK:
– Dividir o desconto com a empresa que pratica o cashback;
– Adquirir o hábito de não fazer outras pesquisas, limitando-se ao site;
– Acreditar que só consegue descontos por esses sites. Na verdade, há outras formas de economizar.