Carlos Kopcak oferece cursos EAD a educadores da rede pública
Centro de Formação, ligado ao Departamento de Educação Popular, auxilia profissionais da Educação em sua formação continuada
- Data: 06/07/2023 10:07
- Alterado: 06/07/2023 10:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está oferecendo, por meio do Polo da UAB Diadema, 30 vagas para o curso de especialização em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – PREVINA. O polo funciona dentro do Centro de Formação Carlos Kopcak, equipamento ligado ao Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação de Diadema.
O curso, com duração de dois anos, é dirigido a professores e educadores de educação básica da rede pública, profissionais de organizações não governamentais (ONGs), OSCIPs e profissionais de fundações, igrejas, conselhos, comitês, fóruns e movimentos sociais. As inscrições serão abertas em 26 de julho e vão até 06 de agosto. A previsão de início das aulas é em 03 de outubro de 2023.
Outro curso oferecido é o de especialização gratuita em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Federal do ABC (UFABC), também na modalidade EAD. São 35 vagas para o Polo Diadema destinadas a professores em exercício na rede pública de ensino, de educação infantil à superior, gestores escolares e professores com experiência em docência nas áreas de Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos da rede pública de ensino. As inscrições estão abertas e vão até 30 de julho. A previsão de início das aulas é em 07 de outubro de 2023.
De acordo com a coordenadora do Polo UAB/UNIVESP Diadema, Adriana Araújo Kaneda, a proposta da Universidade Aberta do Brasil é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. “O objetivo é disseminar metodologias educacionais de áreas como educação ambiental, patrimonial, direitos humanos, relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual, EJA e temas da atualidade das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil”, explica.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes assistem a videoaulas, acessam material didático, bibliotecas digitais e tiram dúvidas com facilitadores. Já os polos, como é o Kopcak, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica, orientações e esclarecimento de dúvidas.
Na opinião da secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, “a cidade conta hoje com espaço de elevação de escolaridade, inclusive para o ensino superior. Por isso foi criado o Centro de Formação Carlos Kopcak. Para ajudar cada munícipe a fazer seu percurso em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, Univesp, Instituto Federal e muitos outros”.
Apoio aos estudos
Desde sua inauguração, em setembro de 2022, o Centro de Formação Carlos Kopcak visa dar aos estudantes de Diadema a possibilidade de desenvolver suas potencialidades, apoiando os jovens em seus estudos e projetos de vida.? O equipamento oferece aos munícipes acesso ao núcleo de educação pré-universitária, parcerias com cursinhos populares, aulas gratuitas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cursos de idiomas gratuitos, orientação profissional, centro de mídias, biblioteca afro-indígena, orientação vocacional, mentorias e orientações para estudos, entre outras atividades.
Ensino superior
Além de ser polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Centro de Formação Carlos Kopcak funciona também como polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o que, por meio de parcerias com essas e várias outras universidades, abre inúmeras possibilidades de graduação e formação continuada de várias instituições federais para profissionais da educação de Diadema, tornando o Kopcak um importante centro de atenção e acesso ao ensino superior.
Como polo de apoio presencial, o Kopcak promove a ampliação à oferta de cursos de qualidade e gratuitos nas diferentes áreas do conhecimento, expandindo o acesso ao ensino superior. Os cursos ofertados podem ser de formação inicial e continuada, comunitários, de graduação, de extensão e de pós-graduação, oferecidos aos profissionais da rede municipal de ensino e à comunidade em geral da cidade.