Carga de expectativa
O eActros 600, caminhão elétrico a bateria da Mercedes-Benz, começa uma importante etapa de testes junto a clientes
- Data: 29/04/2024 10:04
- Alterado: 29/04/2024 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix
Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com padrão de recarga MCS (Megawatt Charging System) de 1.000 quilowatts
Crédito:Divulgação
Os primeiros dois veículos para transporte de longo percurso, apresentados no ano passado, serão colocados em operação nas próximas semanas na Alemanha. Um deles pela empresa de contêineres de logística Contargo e o outro pela especialista em reciclagem Remondis. A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts/hora – daí a designação do modelo “600” – e um novo eixo motor permitem que o caminhão elétrico Mercedes-Benz atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Ou seja, o eActros 600 consegue viajar muito mais que mil quilômetros por dia. Isso é possível por meio de recarga intermediária durante os intervalos de condução exigidos por lei – mesmo sem recarga de megawatts. Contudo, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks já conseguiram carregar, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 em uma estação om potência de um megawatt. O feito acaba de ser alcançado no Centro de Desenvolvimento e Testes da empresa em Wörth am Rhein, na Alemanha. O padrão de recarga MCS (Megawatt Charging System) entra em fase de implantação, e clientes que necessitam muito da autonomia e da disponibilidade do veículo se beneficiarão, no futuro, com a carga MCS de mil quilowatts. A Mercedes-Benz Trucks está trabalhando para levar a tecnologia MCS para a produção em série do eActros 600.
Trem de madeira na estrada
A Manos Implementos, fabricante catarinense de implementos rodoviários dedicada ao segmento florestal, entregou à indústria de celulose o Megatrem, seu novo equipamento da linha fora-de-estrada. Destinado ao transporte de madeira bruta e desenvolvido em parceria com a implementadora australiana Kennedy Trailers, introduz no Brasil o modelo de grandes composições de carretas, já consolidado na Austrália há mais de 30 anos. O Megatrem é formado por três semirreboques e dois “dollys”, ambos com três eixos. Cada semirreboque foi dimensionado para transportar 80 toneladas, totalizando uma carga líquida de 240 toneladas. “O implemento foi desenvolvido para operar com elevadas capacidades de carga e com baixo custo de manutenção. Um projeto dessa envergadura quebra paradigmas e coloca desafios para sua viabilidade técnica e econômica, além de por à prova nossa capacidade de desenvolvimento e fabricação”; comemora Gustavo Cesca, diretor Comercial da Manos Implementos.
Nas tomadas gaúchas
Quatro ônibus elétricos foram entregues pela Caio à cidade de Porto Alegre (RS). A Caio, maior encarroçadora de ônibus elétrico do Brasil e da América do Sul, entregou quatro veículos elétricos urbanos modelo eMillennium, piso baixo, para a empresa Sudeste Transportes Coletivos, de Porto Alegre. O produto é desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, com tração e eletrificação da Eletra, motor e baterias da Weg e kit plataforma Mercedes-Benz 0500-U. Os veículos têm 12,15 metros de comprimento e capacidade para 71 pessoas. Contam com ar-condicionado, poltronas confortáveis, janelas sem abertura e tomadas USB nas laterais. Os motoristas têm direito à poltrona hidráulica com encosto de cabeça, cortina na janela e anteparo e teclado multiplex, que facilitam o controle de vários itens do ônibus. As unidades também são equipadas com sensores, alarmes, câmeras de ré e bloqueador de porta, que impede sua abertura quando o veículo está em movimento, e de detalhes conforme determinação da EPTC, empresa que regulariza o transporte público em Porto Alegre.
Limpo e premiado
O Iveco E-Way H2 recebeu o “Prêmio Internacional de Sustentabilidade” de 2024 na categoria de ônibus movidos a hidrogênio de 12 metros, concedido pela revista “Busplaner”. O E-Way H2 é um veículo híbrido equipado com célula de combustível de hidrogênio fornecida pela Hyundai, pioneira e líder na tecnologia de hidrogênio. A célula de combustível, alojada no compartimento traseiro, é alimentada por quatro tanques de hidrogênio localizados no teto. O veículo também tem uma bateria NMC de 69 kWh desenvolvida pela FPT Industrial, empresa do Iveco Group, e um motor elétrico Siemens Elfa 3 de 310 kW. O E-Way H2 apresenta um novo software de plataforma de controle de veículos elétricos (eVeCoP), desenvolvido internamente para otimizar a estratégia de divisão de energia do hidrogênio e alcançar mais desempenho. O veículo pode acomodar até cem passageiros, com autonomia de até 450 quilômetros em condições normais de operação. O ônibus a hidrogênio da Iveco agrega um sistema de visão traseira e novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), cumprindo o regulamento GSR (General Safety Regulation) antes da sua entrada em vigor na Europa, prevista para julho deste ano.