Cardiologista do Hospital Brasil fala sobre insuficiência cardíaca
Hipertensão e arritmia cardíaca estão entre as principais causas do problema. Redução da ingestão de sódio e a vacinação para influenza ajudam no tratamento
- Data: 30/10/2013 16:10
- Alterado: 30/10/2013 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: ImagemCorporativa
Crédito:
O coração é responsável por impulsionar de 4 a 6 litros de sangue e, assim, satisfazer nossas necessidades metabólicas diárias. O funcionamento inadequado do órgão pode acarretar em patologias graves, como a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Segundo o Dr. Flávio Borelli, cardiologista do Hospital Brasil, “a falta dos cuidados com o coração, como hábitos de vida inadequados condicionam o aparecimento, através dos anos, da ICC”.
A doença, que é progressiva, tem como principais causas a hipertensão arterial, síndromes congênitas, miocardiopatias, arritmias cardíacas, hipertireoidismo, entre outras. O primeiro sintoma pode ser algo simples, como o cansaço, mas que pode se agravar se tornando uma limitação física, incapacitando a pessoa de exercer suas atividades corriqueiras como pentear o cabelo, escovar os dentes e tomar banho.
O diagnóstico precoce da insuficiência cardíaca é fundamental para a melhora na qualidade de vida do portador. Para isso, alguns exames complementares e marcadores bioquímicos permitem uma precisão na avaliação e um acompanhamento mais adequado da evolução clínica. Desta forma, o tratamento é realizado com medicamentos específicos, que devem ser receitados por um especialista e, complementado, com ações como a redução na ingestão de sódio, vacinação para influenza e pneumococo a fim de prevenir infecções respiratórias decorrentes da congestão pulmonar geralmente presente em portadores da doença, reabilitação cardíaca e treinamento adequado e orientado.