CAPS Adulto de Mauá ganha nova sede e amplia atendimento

A Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Saúde entregou oficialmente a nova sede do CAPS Adulto e a ampliação do atendimento.

  • Data: 27/09/2013 08:09
  • Alterado: 27/09/2013 08:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
CAPS Adulto de Mauá ganha nova sede e amplia atendimento

Crédito:

Você está em:

O evento aconteceu na sede do serviço na rua Sorocaba, 35, no bairro Matriz com a presença de autoridades municipais. O Centro de Atenção Psicossocial Adulto foi reclassificado passando a ser do tipo III que oferece atendimento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Assim passa a oferecer acolhimento integral, com possibilidade de pernoite no local. São oito leitos, sendo quatro femininos e quatro masculinos.  A medida é mais uma ação para ampliação dos serviços de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial do município.

O CAPS Adulto atende pessoas com sofrimento psíquico grave, conforme avaliação de equipe multiprofissional. Atualmente o serviço conta com 1,4 mil matrículas e realiza cerca de 50 atendimentos diários.

Para cada usuário é definido um projeto terapêutico singular, o qual é acompanhado pela equipe multiprofissional.  Esta equipe é que definirá quando o paciente necessita do acolhimento integral, que permite o pernoite no CAPS, preferencialmente por período curto. Outra possibilidade para utilização do acolhimento integral é a ocorrência de situação de crise durante o período noturno.

Presente na solenidade o vice-prefeito, Hélcio Silva destacou que “o governo vem buscando os recursos para os investimentos necessários na área da saúde e as instalações do CAPS mostram claramente a preocupação de oferecermos um atendimento qualificado e humanizado à população de Mauá”.

Lumena Furtado, secretária de saúde observou que “com o CAPS 24 horas podemos dizer que Mauá não vai internar ninguém em hospício. Mauá tem condições de segurar em sua rede de atenção psicossocial todo aquele cidadão que precisa de um tratamento mais intensivo, com qualidade e em liberdade, com vínculo.”

Cada usuário frequenta o CAPS conforme o seu projeto terapêutico. Além do atendimento individual podem participar dos grupos terapêuticos, grupos de projetos culturais com visitas e contação de histórias e também das oficinas de informática, costura e tapeçaria.

“Tendo um local com atendimento 24 horas a gente se sente mais seguro. As famílias terão mais tranquilidade,” avalia Sérgio Marques do Nascimento, paciente há três anos. Ele ainda revela que “o trabalho com os profissionais e principalmente as oficinas me ajudaram bastante, consegui melhorar a minha vida, hoje consigo coordenar meus pensamentos”.

Cerca de 50 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, oficineiros e auxiliares de enfermagem integram a equipe multiprofissional que está sendo ampliada para adequar-se ao novo horário de funcionamento, inclusive nos finais de semana.

O CAPS recebe pacientes referenciados pela Atenção Básica, Hospital Nardini e Centro Especializado de Assistência Social – CREAS, mas também atende demanda espontânea. O serviço de acolhimento e avaliação permanecerá durante a semana das 8 às 18h.

Ampliação da RAPS – A Rede de Atenção Psicossocial vem sendo ampliada desde o início do ano. Entre as ações destaca-se a descentralização do atendimento em Saúde Mental para 23 Unidades Básicas de Saúde, implantação de Consultório de Rua, Residência Terapêutica, ampliação do horário de atendimento do CAPS Infantil e agora a transformação do CAPS Adulto em CAPS III, o que também acontecerá com o CAPS Álcool e Drogas nos próximos dias e mais implantação de República Terapêutica Infantojuvenil.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 27/09/2013 08:09
  • Alterado:27/09/2013 08:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados