Cãominhada celebra o bem-estar animal em São Caetano
O clima ameno colaborou e a Cãominhada foi uma bela opção de lazer e confraternização na manhã de domingo
- Data: 02/12/2019 11:12
- Alterado: 02/12/2019 11:12
- Autor: Suzel Tunes
- Fonte: PMSCS
Cãominhada celebra o bem-estar animal em São Caetano
Crédito:Junior Camargo/PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou domingo (1º/12) a primeira Cãominhada desde o lançamento do Programa Municipal de Saúde e Bem-estar Animal, anunciado pelo prefeito José Auricchio Júnior no dia 10 de novembro. O trajeto se deu na Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Olímpico.
Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Denise Auricchio, o prefeito prestigiou o evento e agradeceu a presença dos participantes. Auricchio também apresentou os coordenadores do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, Marcus Vinicius Dawidowicz Jorge e Bianca Pechinin. “Eles estão fazendo um ótimo trabalho em parceria com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e curso de Veterinária da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). A causa da proteção animal é de todos nós”, afirmou.
Denise Auricchio aproveitou a oportunidade para divulgar o Banco de Rações, já em funcionamento na Rua Nazareth, 181, no Bairro Barcelona. “Muitas famílias querem ter seu pet, mas não dispõem de recursos para adquirir ração. O Banco de Rações aceita doações de pessoas físicas e jurídicas e repassa essas doações para organizações não governamentais de proteção animal”, explicou Denise.
O clima ameno colaborou e a Cãominhada foi uma bela opção de lazer e confraternização na manhã de domingo. O aposentado Ivanido Paz de Lira, morador do Bairro Olímpico, compareceu para se exercitar. “Venho caminhar quase todos os dias aqui. Eu e ele precisamos dessa atividade”, disse, falando em seu nome e do Timão, cãozinho da raça shih tzu.
Já o funcionário público José Messias aproveitou para disseminar uma mensagem de conscientização aos moradores da cidade. Seu pet – um mestiço de vira-lata com pitbull chamado Scooby – trazia na coleira uma placa com a inscrição: “Não solte fogos. Fico muito assustado”. “A carreta Saúde Animal foi um grande passo da Prefeitura em favor dos animais, mas ainda precisamos conscientizar a população sobre essa questão dos fogos”, declarou.
“A Cãominhada é importante para chamar a atenção para a causa animal, lembrando que dezembro também é o Mês da Conscientização contra o Abandono de Animais”, considerou o veterinário Fábio Bertola Agostini, coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
SAÚDE ANIMAL EM MOVIMENTO
Durante a Cãominhada, a carreta realizou orientações de saúde e distribuiu folhetos informativos, como a campanha Cata Caca, que busca conscientizar a população para a importância de recolher as fezes do pet e manter as ruas limpas, e a Cartilha Contra Maus-Tratos, que explica o que fazer diante desse tipo de crime.
O Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal recebe denúncias pelo telefone (11) 4233-7516 e, junto da Comissão de Proteção Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) toma as medidas de notificação ao denunciado, orientação e laudo médico veterinário.
Após o evento, foram sorteados brindes doados por empresas. Apoiaram a Cãominhada a Farmina Pet Foods, Claro, USCS, Cat My Pet, Farma Bichos, Cobasi, Fórmula Natural, Specialle Pet , Intec Network e Academia Bluefit.