Candidatos a Prefeito de Mauá; veja quem são
Mauá tem 13 candidatos concorrendo à prefeitura neste ano
- Data: 29/10/2020 10:10
- Alterado: 29/10/2020 10:10
- Autor: Rejane Loureiro
- Fonte: TSE, Portal ABCdoABC, RDtv
Os 13 candidatos à Prefeitura de Mauá
Crédito:Reprodução
Confira as principais propostas dos candidatos e seus programas de governo:
Atila Jacomussi (PSB)
Com o objetivo de se reeleger, o atual prefeito Atila Jacomussi entra pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com a coligação “Gente que faz” com o apoio do PL, Patriota , PC do B, PSB, Avante e Solidariedade.
Durante seu mandato Atila enfrentou duas prisões e pedidos de impeachment, foi afastado e reconduzido ao cargo por duas vezes. Para 2020 ele diz que sua prioridade número um é com a saúde. Seu programa prevê incentivos fiscais para ampliar o número de empregos e aumentar a arrecadação. Nesse sentido, também deve reduzir a máquina pública e obter verbas para investimentos. Terá como vice Israel Aleixo de Melo, estreante nas disputas eletivas.
Amanda Bispo (UP)
Amanda concorre pela primeira vez para a Prefeitura, assim como seu vice Felipe Galisteo.
Ela é coordenadora da Casa de Referência para Mulher Helenira Preta e do Movimento de Mulheres Olga Benário.
Amanda quer implantar uma maior participação popular na cidade. Seu programa prevê melhorias no transporte público com redução de tarifas. Além das propostas para saúde e finanças do Muncípio, há o enfoque na garantia de direitos humanos e ações para o combate à violêcia contra a mulher.
André Sapanos (PSOL)
Professor da rede pública, ativista na política regional, militante dos direitos humanos e das pautas LGBTQIA+. Ele assume ser o único candidato gay do Estado de São Paulo.
Ele diz que vivencia as mesmas dificuldades da população do município.
Seu programa prevê a auditoria dos serviços públicos da cidade, visando a transparência, gestão democrática e participação popular, com propostas exequíveis, em saúde, educação e economia. Prevê a estadualização do hospital Nardine e criação de cursos de capacitação para habilitar os munícipes para empregos. Pretende também buscar empresas para se instalarem na cidade. Sua vice, Lívia Oggioni é estreante em eleições.
Caio Túlio (PCO)
Ele critica as campanha dos partidos de direita como demagógicos. Diz que o Pco não tem um programa de governo mas um programa de mobilização e de reivindicações, de criação de comitês. Ele acredita que mesmo não vencendo as eleições, que considera antidemocráticas, o papel da do PCO é de denúncia. A vice do PCO é Aline Correa. (programa de governo não consta do TSE até 28 de outubro).
Donisete Braga (PDT)
Donisete já foi prefeito de Mauá entre os anos de 2012 e 2016. Ele era ligado ao PT, agora está com o PDT. Sua candidata a vice, Teka já foi suplente de vereador no Município.
Ele firmou compromisso, em cartório, com a população de que os valores abusivos da taxa do lixo,serão extintos. Foi eleito duas vezes vereador em Mauá. Conforme seu programa, é necessário investir em infraestrutura, no padrão de qualidade das escolas, do sistema de transporte e das UBSs.
Pretende aprimorar a qualificação da mão de obra com parcerias para cursos técnicos e profissionalizantes e zerar o déficit de vagas em creches da cidade.
Dra Roseni (PMN)
Ela diz que seu primeiro trabalho será verificar o real cenário financeiro da prefeitura . Ela propõe auditorias em contratos e a estadualização do Hospital Nardini. Seu programa propõe um gabinete móvel para aproximar a prefeitura à população e suas demandas. Outro ponto é tentar atrair empresas a partir da redução de impostos e taxas para geração de empregos e aumento da arrecadação. Ela já foi suplente de verador assim como sua vice, Dra Jessica, (Programa de governo não consta no site do TSE até 28 de outubro)
Juiz João (PSD)
Juiz aposentado, João Veríssimo já atuou no fórum do Município. Ele tem 4 partidos na coligação ‘Coragem de mudar’: Republicanos, Cidadania, Pode, PSC e PSD e traz como vice o estreante Luizão Da Comunidade (Cidadania)
Seu programa é guiado por pilares essenciais para uma administração pública inovadora, transparente e participativa, com compromisso e ações anticorrupção.
O ex-juiz destacou o abandono da cidade e apresentou projetos para Mauá. “Precisamos garantir saúde e educação aos nossos filhos, por exemplo, oferecendo o cartão merenda para os alunos da rede municipal não só na época de pandemia, mas durante todo o ano”.
Marcelo Oliveira (PT)
Atualmente, é vereador de Mauá. Ele já está em seu terceiro mandato no Legislativo e chegou a ser presidente da Câmara Municipal. Sua vice é Celma Dias, que participa pela primeira vez das eleições.
Seu programa traz como objetivos o enfrentamento da grave crise financeira da cidade, a geração de emprego, trabalho e renda, cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade, adequação da máquina pública para boa prestação de serviços e a reconstrução de uma rota de desenvolvimento econômico para o Município.
Policial Federal Mauro Roman (PRTB)
Policial federal veterano, estreante na política, busca a eleição com seu vice Dr Davi Silva.
Em seu programa ele pretende cortar 50% das secretarias, exonerar funcionários em cargos de confiança e contratar apenas 200. Outros pontos são: combate à corrupção, parcerias público-privadas para garantir vagas em creches, estabelecer a educação cívico-militar em todas as escolas e abrir espaço para que a Policia Federal possa instalar uma sede regional no mesmo local em que fica a Prefeitura, como forma de fiscalizar todas as ações nas sete cidades.
Professor Betinho (PSL)
Ele foi eleito vereador pelo PSDC mas durante o mandato migriou para o PSL e busca a eleição com seu vice, estreante, Tenente Mesquita .
Betinho considera que o município tem orçamento para realizar as ações necessárias para os munícipes. Sendo assim, ele pretende conseguir realizar ações de seu programa de governo como acabar com a fila de vagas em creche realizando parcerias com a iniciativa privada. Quer rescindir o contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) e fazer uma parceria com a Santa Casa de Mauá.
Ronaldo Pedrosa (PP)
Foi suplente de vereador em 2008 e 2012 seu vice é Dr Daniel Tavares, que participa pela primeira vez das eleições
Pedrosa pretende criar uma força-tarefa para rever os gastos da prefeitura e rever contratos, particularmente da área de Saúde. Seu programa também prevê a redução do número de secretarias e maior investimento em saneamento básico.
Vanessa Damo (MDB)
Ela já já foi vereadora de Mauá e teve dois mandatos consecutivos como deputada estadual em São Paulo. Com seu vice, Marco Ratti, pretende conquistar a vaga na Prefeitura.
Vanessa quer dar prioridade para a resolução dos problemas da área da Saúde. Ela quer rever o contrato da OSS e buscar investimento no Governo do Estado para ampliar o Hospital Nardini. Seu programa também prevê Parcerias Público-Privadas para reformas e ampliações de escolas e trazer mais uma unidade do Sesi para o município.
Zé Lourencini (PSDB)
Estreante em eleições, ele tem sua candidatura apoiada pela coligação ‘Mauá mudando o futuro’, formada pelo PSDB, Rede e pelo DEM, no qual é filiado seu vice, Dr. Tchello Pierro.
Ele diz estar indignado com a crise de água na cidade e pretende transferir a Sama para a Sabesp. Seu programa tem como eixo central a articulação interinstitucional e a busca de parcerias com instituições públicas e privada para melhorias nos diversos serviços municipais