Campanha Fique Sabendo testa mais de 1.400 pessoas em Diadema
A rede municipal está preparada para acolher, testar e tratar a população diagnosticada
- Data: 14/12/2022 15:12
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Campanha Fique Sabendo
Crédito:Mauro Pedroso
Dos 2.868 testes realizados para diagnóstico de HIV e sífilis entre os dias 1 e 7 de dezembro, em Diadema, três apresentaram resultado positivo para HIV e 50 para sífilis e foram encaminhados para tratamento na rede municipal de Saúde. A 15ª Campanha Fique Sabendo foi realizada nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidade Quarteirão da Saúde/CTA. Cada participante realizou dois testes, um para cada vírus, totalizando 1.434 pessoas atendidas.
A equipe do Consultório na Rua promoveu, no dia 6 de dezembro, ação específica para população em situação de rua, com a parceria do Centro Pop, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Para o coordenador do Centro de Referência (CR) às IST e Hepatites Virais de Diadema, Alexandre Yamaçake, todo diagnóstico é importante para pensar ações de saúde pública. “Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a sua saúde. Se você fica sabendo que não tem o vírus, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Quanto mais cedo descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. Este ano tivemos acesso às pessoas que nunca realizaram o teste, através de estratégias com as Unidades Básicas de Saúde e parcerias tendo como foco as pessoas sexualmente ativas”.
A rede municipal está preparada para acolher, testar e tratar a população diagnosticada, desde a escuta qualificada à dispensação de medicamentos, passando pelo vínculo ao tratamento e outras demandas de acordo com o paciente.
Com a Campanha, Diadema dá mais um passo para atender às metas globais 95-95-95, propostas pela UNAIDS em 2021, para que 95% das pessoas conheçam seu diagnóstico positivo para HIV; 95% das que conheçam seu diagnóstico estejam em tratamento, e 95% das pessoas que vivem com HIV e estejam em tratamento, estejam com a carga viral suprimida. Atualmente, 730 pessoas estão em acompanhamento com terapia antirretroviral (TARV) em Diadema.
O teste rápido para detectar o vírus HIV ou a sífilis também é feito em todas as UBS durante o ano. Já no CR, o exame é feito das 9h às 15h30. A população ainda encontra disponível preservativos (masculino e feminino) em todas as UBS, sem necessidade de triagem ou consulta.
Vermelho
A Campanha Fique Sabendo faz parte do Dezembro Vermelho, mês destinado a chamar a atenção da população sobre prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Serviço:
Centro de Referência (CR) às IST e Hepatites Virais de Diadema/Centro de Especialidades Médicas Quarteirão da Saúde (QS)
Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
Tel.: 4043 8142.
Realização do exame das 9h às 15h30.