Campanha DIADEMA DE TODOS atinge todas as regiões da cidade

Com maciço apoio dos comerciantes, Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidade visita estabelecimentos e entrega cartazes reafirmando o direito a um atendimento digno à população

  • Data: 16/06/2023 17:06
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Campanha DIADEMA DE TODOS atinge todas as regiões da cidade

Campanha DIADEMA DE TODOS

Crédito:André Baldini

Você está em:

Na última quinta-feira (15), a equipe da Coordenadoria de Políticas Públicas de Cidadania e Diversidades (CPOCD) caminhou pelas ruas dos bairros Taboão e Canhema, na última fase do lançamento da Campanha DIADEMA DE TODOS, de combate a toda forma de LGBTfobia (preconceito a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e todos aqueles considerados fora da heterocisnormatividade).

Trata-se da entrega de cartazes disponibilizados pela Prefeitura para ser afixado em estabelecimentos públicos e abertos ao público, que diz ser “expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero” em Diadema, de acordo com as leis 7716/89 (federal). 10.948/2001 (estadual) e 2846/2008 (municipal).

O cartaz também orienta para que, em caso de discriminação, o munícipe ligue para o Disque 100 (do Ministério de Direitos Humanos) ou registre sua denúncia junto à Ouvidoria de Cidadania e Diversidades: 11 4057-7925.

“Combater a LGBTfobia com seus corpos, vozes e sua arte. É assim que a população LGBT+ de Diadema vem abrindo espaços para discutir os enfrentamentos às LGBTfobias diárias, que estão dentro de casa, no trabalho e nas ruas,” explicou Robson de Carvalho, coordenador do CPOCD. “Nossa campanha Diadema de Todos foi bem aceita pelos comerciantes da Cidade e pelos diversos usuários que viram e comentaram, o que mostra que estar na rua dialogando e conversando é fundamental para avançar na luta contra o preconceito e a discriminação. Encerrar o primeiro ciclo desta campanha justamente no mês do Orgulho LGBTQIA+, fortalece cada vez mais nossa esperança para um futuro melhor.”

Para o comerciante Edgar Ferreira, 30, trata-se de uma ótima ação. “Todas as pessoas merecem respeito, independente de sua orientação. Eu estou neste ponto há 5 anos, nunca tive reclamação de discriminação e espero nunca ter. Esse tipo de divulgação é excelente para informar a população.”

O casal Tomé Saraiva, 70, e Vitória Régia, 69, que dirigem uma loja de artigos religiosos na Avenida Dom João VI há mais de 20 anos foram enfáticos: “Foi Deus quem criou eles assim. Só temos que respeitar,” declarou ela. “Com a campanha, espero agora que todos entendam isso de uma vez por todas.” Eles pediram logo dois cartazes, afixando nas duas paredes da entrada. “Somos todos iguais,” completou ele.

“Queremos chamar a atenção da sociedade para uma cultura de paz, de respeito e de não violência contra a população LGBT+,” concluiu Robson. “Nós queremos viver e ser livres para sermos o que quisermos ser e para amar sem temer.”

Nos dois meses da campanha até agora, os cartazes foram afixados em mais de 450 comércios da cidade de Diadema.

Sobre a Campanha

A campanha DIADEMA DE TODOS teve início no dia 8 de maio, com o objetivo de dialogar com os comerciantes e entregar cartazes reafirmando o direito a um atendimento digno à população LGBT+. Com apoio da equipe da CPOCD e voluntários da Prefeitura e do movimento social, cartazes foram entregues nas quatro regiões da cidade para serem afixados em estabelecimentos públicos.

“É uma forma de mostrar a todas as mulheres lésbicas, homens gays, homens e mulheres bissexuais, homens e mulheres transexuais e mulheres travestis que o corpo delas importa,” explicou o coordenador do CPOCD. “Assim como o seu corpo importa para você, o meu corpo importa para mim, o corpo de todos, todas e todes importam para a cidade de Diadema.”

Segundo Robson, o Brasil segue sendo o país que mais mata LGBTs no mundo, principalmente homens gays e mulheres trans e travestis. “O que mata não é só a violência física, mas também a discriminação, a falta de oportunidades, que vai minando nossa saúde mental.”

Compartilhar:
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini Campanha DIADEMA DE TODOS

  • Data: 16/06/2023 05:06
  • Alterado:31/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados