Câmara Municipal de SP instala a Frente Parlamentar Brasil-China
Thomas Law, presidente do Ibrachina, atuará como consultor-geral e consultor de relações internacionais e intercâmbio do bloco
- Data: 27/05/2024 13:05
- Alterado: 27/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Frente Parlamentar Brasil-China
Crédito:Divulgação
Na semana passada, em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, foi instalada a Frente Parlamentar Brasil–China de Desenvolvimento Social, Econômico, Financeiro, de Empreendedorismo e Relações Internacionais. A sessão especial da Câmara, no Plenário 1º de Maio, foi proposta pela vereadora Edir Sales (PSD), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China.
Compuseram a mesa de honra: Thomas Law, presidente do Ibrachina; Yu Peng, Cônsul-Geral da China em São Paulo; embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo; e Mario Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Sé; além de lideranças da comunidade chinesa.
Thomas Law, que atuará como Consultor-Geral e Consultor de Relações Internacionais e Intercâmbio do bloco, elogiou a iniciativa. “Esta Frente Parlamentar será uma oxigenação, com novas ideias para tratarmos de questões que atingem a cidade de São Paulo. As comissões estão preparadas para fazermos intercâmbios com a China em várias áreas, como negócios e cultura“, pontuou.
“A Frente Parlamentar é uma iniciativa muito importante para o aprofundamento da amizade Brasil-China, bem como reconhecimento desse relacionamento amistoso entre os dois países. São Paulo é uma vanguarda na amizade com a China”, ressaltou o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng.
A vereadora Edir Sales explicou a importância da Frente Parlamentar, que irá “debater muitos assuntos pertinentes a essa união que temos com os chineses, e a contribuição que eles dão para a cidade de São Paulo”. Ela explicou que a instalação do bloco ocorre no contexto das celebrações dos 50 anos das Relações Diplomáticas entre Brasil e China. Ainda como parte da sessão, o Ibrachina Futebol Clube recebeu a Láurea da Câmara Municipal, concedida por iniciativa da vereadora.
Estiveram presentes à sessão Henrique Law, presidente do Ibrachina Futebol Clube; Tak Chung Wu e Li Li Min, do CPDI Ibrachina/Ibrawork; Ademir Moraes, presidente da APECC; e diversas lideranças da comunidade chinesa em São Paulo.
Enviaram congratulações pela instalação da Frente Parlamentar o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas; além do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado.
Objetivo da Frente e Consultores
A Frente Parlamentar Brasil–China de Desenvolvimento Social, Econômico, Financeiro, de Empreendedorismo e Relações Internacionais foi oficializada por meio da Resolução nº 2/2024. O grupo da Câmara pretende discutir e propor ações de incentivo e crescimento das ações e parcerias comerciais, bem como o empreendedorismo, às micro e pequenas empresas e às empresas individuais.
Além disso, devem ser feitos estudos para aprimoramento da legislação municipal para fomentar o comércio, a economia, o empreendedorismo, e promover a formalização, a organização e o desenvolvimento de todo e qualquer comércio entre os países. Foram indicados diversos consultores que ajudarão no desenvolvimento do trabalho da Frente. Ana Ou Law é a Consultora da Política para as Mulheres, Ademir Moares tratará de Ações Comerciais, Financeiras e Econômicas, enquanto o Dr. Li Li Min é responsável por Saúde e Pesquisa.
Sobre Thomas Law
Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).
O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo. Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração, promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.