Câmara de Ribeirão Pires recebe visita de estudantes do ensino médio
Alunos tiveram contato com a rotina de trabalho do Legislativo e conheceram também as ações de sustentabilidade alinhadas à Agenda 2030 da ONU
- Data: 15/05/2023 11:05
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: caCâmara de Ribeirão Pires
Alunos vivenciaram as sessões da Câmara no Plenário Roberto Bottacin Moreira
Crédito:Câmara de Ribeirão Pires
As ações da Câmara Municipal de Ribeirão Pires estão atraindo olhares de estudantes da cidade e região. O Legislativo recebeu, nesta sexta-feira (12), os estudantes da escola Gran Leone. Ao todo, 50 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, matriculados nos 1º, 2º e 3º anos da unidade escolar, participaram da atividade realizada no Plenário Roberto Bottacin Moreira.
Durante a visita, os alunos foram apresentados à rotina de trabalho da Câmara, bem como conversaram com representantes dos departamentos – Legislativo e Jurídico, responsáveis por todo trâmite de documentos emitidos na Casa. Também conheceram a trajetória e o trabalho dos parlamentares, além das ações de sustentabilidade, alinhadas à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
“Eu trabalhei muito em toda a minha vida e corri atrás dos meus sonhos. Depois de muita dedicação e estudo, optei por representar a minha cidade e trabalhar pelo seu crescimento. Hoje, é um orgulho poder, entre tantas ações, receber jovens e colaborar para a formação do futuro da nossa Estância”, afirma o presidente e vereador professor Paulo Cesar (PC).
Também estiveram presentes na atividade a vereadora Márcia Coletiva de Mulheres, os vereadores Leonardo Biazzi, Sandro Campos e Sargento Alan. “Nós percebemos a necessidade de dar voz às mulheres na Câmara, por isso temos um mandato coletivo que representa e defende, principalmente, o direito das mulheres. A visita de vocês é muito importante, mas além dela, é necessário que a população acompanhe de perto o trabalho do legislativo e executivo da cidade, o que garante escolhas conscientes dos representantes políticos pelo povo”, explica Márcia.
Segundo Vanessa Chiandotti, professora de língua portuguesa, literatura, redação e projetos de vida, a visita faz parte da grade curricular da escola e ajuda o aluno em sua futura escolha profissional. “Os estudantes do ensino médio visitam e conhecem diversos profissionais e suas áreas de atuação”, afirma a docente.
Um dos estudantes é Arthur Yves Moreira Máximo Silva, de 17 anos, bisneto do ex-vereador Henrique Fonseca Moreira, que atuou na primeira legislatura da cidade, entre os anos de 1955 e 1958. “Foi uma experiência muito legal visitar a Câmara, poder subir no plenário, conhecer o trabalho dos vereadores e dos advogados que atuam ali. Também achei muito interessante saber que o legislativo de Ribeirão Pires tem ações ligadas às ODS da ONU. Eu quero visitar novamente e conhecer de perto as ações de sustentabilidade”, contou Arthur.
Outras Visitas
As ações de sustentabilidade da Câmara 2030 também atraem a atenção de visitantes e estudantes da cidade e região. A universitária Jennifer Santos de Souza, 36 anos, graduanda em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul/Unicid, também visitou o Legislativo para utilizar em seu trabalho de conclusão de curso, com foco nas ações culturais realizadas pela Câmara.
Durante a visita, a moradora do Jardim Valentina conheceu as instalações da Sala Multicultural Archângela Manno (que recebe exposições artísticas de diferentes vertentes), o Plenário Roberto Bottacin Moreira e Sala Geraldo Antão, bem como os grafites instalados nas áreas externas da Câmara, pintados por artistas da cidade e região e que integram o acervo do MAR – Museu de Arte de Rua (Lei municipal nº 6.725/22).
“É muito motivador ver um espaço como a Câmara, que abre as portas para a cultura. O primeiro pensamento quando estamos estudando é: onde vou atuar? E ver o que a Câmara faz, nos mostra que há incentivo, há espaços em que podemos levar os alunos e fortalecer as nossas aulas. É muito bom”, conta Jennifer.