BRK Ambiental segue com avanço das obras de esgotamento sanitário em Mauá
Intervenções vão beneficiar 4 mil famílias com a implantação de uma nova estação elevatória no bairro Recanto Vital Brasil e substituição de redes e tubulações no Parque São Vicente
- Data: 03/11/2021 15:11
- Alterado: 03/11/2021 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: BRK Ambiental
Obra de substituição de redes no Parque São Vicente
Crédito:BRK Ambiental
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, informa que as obras de saneamento que estão sendo realizadas na cidade seguem dentro do cronograma e em ritmo acelerado. As intervenções ocorrem para substituição de redes e tubulações de esgoto no bairro Parque São Vicente e implantação de uma nova estação elevatória de esgoto no bairro Recanto Vital Brasil.
As obras de substituição de redes e tubulações tiveram início no mês de outubro e atingiram o percentual de 21,5% de avanço, com aproximadamente 190 metros de redes coletoras e tubulações substituídas. Com investimentos de R$ 1,3 milhão, a intervenção será realizada em duas fases, sendo que a primeira segue até o início de novembro e contempla, no total, a substituição de 400 metros de tubulações.
Já a implantação da nova estação elevatória conta com investimento de R$ 3 milhões por parte da concessionária. Prevista para entrar em operação em abril de 2022, as obras da estação elevatória apresentam avanço de 30%. A etapa de execução atual contempla a alvenaria da sala de painéis e subestação, bem como a concretagem da segunda etapa do poço de grades e bombas.
A estação elevatória terá a capacidade de bombear 100 litros de esgoto por segundo, transportando o efluente para o efetivo tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.
É importante ressaltar que, atualmente, Mauá possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 86% de tratamento.
“As intervenções realizadas em Mauá irão beneficiar cerca de quatro mil famílias, que passam a ter o suporte diário de uma rede de esgoto, responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências e transportá-los para receberem o tratamento na ETE.
“Os investimentos em obras, que promovem o avanço dos indicadores de saneamento em Mauá demonstram a preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população”, reforça Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá.
A concessionária destaca também que as obras têm uma importante contribuição ambiental para a cidade.
“As obras beneficiam diretamente o meio ambiente, pois o descarte do esgoto não tratado contamina os cursos d’água, os córregos e os rios Tamanduateí e Guaió. Portanto, a nossa preocupação com o meio ambiente passa pelo aumento dos indicadores de saneamento da cidade e, essas intervenções, terão impacto direto na recuperação da sub-bacia do Rio Guaió”, complementa Gravatá.
Os trabalhos para a substituição das redes e tubulações de esgoto e a implantação da nova elevatória são realizados das 8h às 18h de segunda a sábado. Os locais estão sinalizados com as orientações necessárias de segurança.