BRK Ambiental realiza palestras de conscientização sobre descarte de lixo na rede
Por meio do aplicativo Zoom, palestras e visitas virtuais são acompanhadas por 327 alunos da Escola Técnica de Mauá (ETEC)
- Data: 13/10/2021 19:10
- Alterado: 13/10/2021 19:10
- Autor: Redação
- Fonte: BRK Ambiental
Crédito:Divulgação
Nos dias 09 e 10 de setembro, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou uma série de palestras e visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto para alunos do curso de Administração da Escola Técnica de Mauá (ETEC).
Para conscientizar e orientar as pessoas quanto ao uso correto das redes de coleta de esgoto, o evento online apresentou todas as etapas dos processos de coleta e tratamento até que o efluente seja devolvido tratado ao meio ambiente.
De acordo com Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá, o trabalho de educação ambiental é de extrema importância para que consigamos manter o correto funcionamento das redes de esgoto.
“As redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais. Por isso, a importância de realizar ações de conscientização quanto a esse tema”, explica Gravatá.
A realização de palestras pode ocorrer para qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, e o tour via internet permite transmitir informações sobre todas as etapas do tratamento, que ocorre de forma biológica, com tecnologia de ponta e reproduz, dentro dos tanques, o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios.
Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 85% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.