BRK Ambiental apresenta dicas sobre uso adequado de máscaras de proteção
Funcionários da concessionária atuam na cidade seguindo todas as determinações de saúde
- Data: 07/05/2020 09:05
- Alterado: 07/05/2020 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: BRK Ambiental
Márcio Aparecido de Andrade e Roberto Rocha de Aguiar - manutenção de cavalete - equipe comercial
Crédito:Divulgação
Para conter a propagação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Mauá decretou o uso obrigatório, por tempo indeterminado, de máscaras de proteção em todos os espaços públicos, vias públicas, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços da cidade. O documento reforça o decreto do Governo de São Paulo que obriga a utilização de máscara no estado já a partir de amanhã, dia 07.
Segundo o Decreto Municipal de Mauá Nº 8.699, a não utilização da máscara resultará em aplicação de multa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) para estabelecimentos privados, empresa de transporte público coletivo, taxistas ou motoristas de aplicativo.
A população em geral, que circular sem o uso de máscara, terá como penalidade a aplicação de advertências. Na primeira reincidência o infrator será conduzido pela Guarda Civil Municipal ou Agente de Fiscalização à sua residência, de onde somente poderá sair com a utilização de máscara facial e na segunda reincidência, ficará obrigado ao pagamento de uma cesta básica, a ser revertida em favor do Fundo Social da Solidariedade.
Para que a proteção com o uso do acessório tenha eficácia é fundamental utilizar a máscara de forma correta.
Em Mauá, os profissionais de saneamento da BRK Ambiental seguem desempenhando suas funções, com responsabilidade e respeito à saúde e segurança para garantir a prestação dos serviços para toda a população.
Todos os funcionários responsáveis por garantir os serviços essenciais de afastamento, coleta e tratamento de esgoto, assim como a gestão comercial com emissão e entrega das contas de água e esgoto nas residências estão utilizando máscaras de proteção de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
O enfermeiro responsável pela área de Saúde Ocupacional na BRK Ambiental em Mauá, Leandro Nascimento Lionardo reforça algumas dicas e procedimentos para utilizar a máscara com segurança:
“A máscara deve ter pelo menos duas camadas de tecido e o ideal é que cada indivíduo tenha pelo menos duas máscaras. Antes da utilização é fundamental higienizar as mãos e certificar-se que a máscara está limpa. Para colocar a proteção pegue a máscara pelo elástico, ela deve cobrir o nariz e a boca e ser bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Nunca toque a máscara com as mãos durante o uso”.
Com relação a limpeza ou descarte do acessório após o uso, Leandro ressalta que se a máscara for de tecido, o ideal é higieniza-las com água e sabão, deixando de molho por 30 minutos na água sanitária. Caso a máscara seja descartável ela não pode ser reutilizada e deve ser descartada em saco plástico no lixo do banheiro, pois há o risco de contaminação.
“O lixo que sai da sua casa pode entrar em contato com muitas pessoas, portanto além de garantir a sua segurança, é importante garantir a segurança da saúde alheia”, reforça o enfermeiro.
Lembre-se, a máscara é de uso pessoal e em nenhuma hipótese ela pode ser compartilhada com outras pessoas.