BRK alerta para impacto do descarte de lixo nas tubulações do sistema de esgotamento sanitário

O descarte de lixo em locais inapropriados podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

  • Data: 13/09/2023 14:09
  • Alterado: 13/09/2023 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK
BRK alerta para impacto do descarte de lixo nas tubulações do sistema de esgotamento sanitário

Crédito:BRK Ambiental

Você está em:

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca a importância de alguns cuidados por parte da população para garantir a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.

O descarte de lixo em locais inapropriados, como as tubulações, é uma das principais causas de obstruções e entupimentos das redes de esgoto que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

A orientação da empresa é para que alimentos, papel higiênico e óleo de cozinha, por exemplo, não sejam despejados em ralos, nas pias e nos vasos sanitários dos imóveis. Além disso, é importante fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.

O gerente operacional da BRK em Mauá, Bruno Gravatá, explica que essas são medidas simples e ao mesmo tempo eficazes para prevenir entupimentos nas tubulações, rompimento de redes, transbordamento, mau cheiro e retornos de esgoto pelos ralos. “O cuidado com o sistema de esgoto da cidade deve se tornar um hábito e um compromisso da população. Precisamos que cada pessoa faça o uso consciente das redes para que todos tenham saúde e qualidade de vida, porque o mau uso reflete de forma direta no meio ambiente e contribui para a proliferação de doenças”.

Limpeza preventiva

A BRK realiza diariamente a limpeza das redes de esgoto com o objetivo de garantir o correto funcionamento dessas tubulações. O trabalho preventivo ocorre em diversas regiões do município de Mauá.

No primeiro semestre deste ano, a concessionária realizou a limpeza preventiva de 140 quilômetros de tubulações e, além disso, retirou 10 toneladas de lixo durante a limpeza do gradeamento das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Vale ressaltar que, além dos resíduos sólidos, as ligações irregulares de água de chuva nas redes de esgoto também são grandes vilãs do correto escoamento do esgotamento sanitário, podendo ocasionar extravasamento.

“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, complementa o gerente.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água, em alta pressão, quebra as placas de gordura que se acumulam nas tubulações e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa o gerente.

Até o final deste ano, mais 150 quilômetros de redes de esgoto ainda estão programados para receber a limpeza preventiva.

Atenção para as dicas:

Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima dela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e realizar a manutenção das ligações de esgoto. Importante ainda fazer a vedação adequada da caixa de inspeção.

Todo imóvel deve manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva) para evitar a sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário.

O óleo, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado para reciclagem. Em Mauá, a BRK, realiza o Programa Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”, que prevê a destinação adequada do óleo de cozinha usado em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas. A lista completa dos locais de coleta do óleo usado está disponível no site: BRK (brkambiental.com.br)

A caixa de gordura deve ser submetida a uma limpeza periódica.

Utilizar peneiras nos ralos das pias e retirar os fios de cabelo que estejam presos nos ralos.

Atendimento 24h

A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta para casos de emergência. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizada rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h; pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas; ou ainda pela agência virtual minhabrk.com.br.

Compartilhar:

  • Data: 13/09/2023 02:09
  • Alterado:13/09/2023 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados