Braskem lança Projeto Viveiro Escola em Santo André
Viveiro produzirá 20 mil mudas de espécies de mata nativa por ano e programa de educação ambiental envolverá 1.000 jovens apenas em 2013
- Data: 14/10/2013 17:10
- Alterado: 14/10/2013 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: CDN
Crédito:
A Braskem, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André e o Instituto Fábrica de Florestas, inaugura no próximo dia 16 de outubro o Projeto Viveiro Escola, instalado no Parque Escola, área pública da cidade. A iniciativa já começa com a produção de 20 mil mudas de espécies originais da Mata Atlântica e envolverá em suas atividades de educação ambiental cerca de mil jovens estudantes até o final deste ano. O projeto é uma extensão do Programa Fábrica de Florestas, já desenvolvido com sucesso em outros municípios em que a Braskem tem unidades industriais no Brasil.
As mudas cultivadas em espaço de 400 m² serão utilizadas na restauração de áreas degradadas e na arborização do espaço urbano, seguindo orientações da Prefeitura. “Já tivemos ótimos resultados em Camaçari (BA), onde o projeto existe há cinco anos, e recentemente lançamos o programa também em Duque de Caxias (RJ). Agora, nossa meta é desenvolver em Santo André ações eficazes de consciência ambiental, fazendo com que a população participe de forma proativa no cuidado e recuperação do meio ambiente “, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
Além da contribuição ambiental, o Viveiro Escola sediará atividades educativas, envolvendo cerca de mil estudantes da rede pública municipal. No viveiro temático, que funciona como uma sala de aula ao ar livre, alunos e visitantes conhecem o passo-a-passo do reflorestamento, desde a coleta até o plantio das sementes. Paralelamente, serão capacitados 80 voluntários para atuarem como Multiplicadores Ambientais.
“O projeto tem um conceito instrutivo, cujo objetivo é envolver os estudantes, valorizando também questões importantes como a reciclagem, reaproveitamento de materiais, consumo consciente e economia de água.”, explica Álvaro Oyama, diretor executivo do Fábrica de Florestas.
SOBRE FÁBRICA DE FLORESTAS
O programa Fábrica de Florestas é uma iniciativa do Instituto fábrica de Florestas – e foi criado a partir de preocupação das empresas do polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, com as áreas degradadas e ameaçadas pela ocupação desordenada. Desse estudo surgiu um projeto piloto de plantio comunitário denominado Fábrica de Florestas, com o objetivo de produzir em larga escala espécies vegetais da Mata Atlântica e de sua área de restinga. Hoje, o programa já responde pela produção e plantio cerca de 500 mil mudas de espécies nativas.