Bolsonaro volta a polemizar com DiCaprio: “Você de novo, Leo?”
Presidente brasileiro e ator norte-americano trocam farpas nas redes sociais desde o começo do ano
- Data: 28/07/2022 14:07
- Alterado: 28/07/2022 14:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Evaristo Sá / AFP
Com uma série de publicações em inglês, o perfil do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Twitter voltou a provocar o ator norte-americano Leonardo DiCaprio na noite desta quarta-feira, 27. O artista e ambientalista havia compartilhado uma ilustração sobre o avanço do desmatamento na Amazônia nos últimos anos, de autoria da rede MapBiomas. Em resposta, o perfil de Bolsonaro chamou DiCaprio de “electoral cable”, ou “cabo eleitoral”, e contestou mais uma vez os dados sobre a devastação da floresta.
“Você de novo, Leo?”, começou o texto no Twitter de Bolsonaro, em inglês, seguindo com menções a um iate usado pelo ator, aos incêndios florestais na Europa e afirmando que o Brasil seria “o país que mais preserva no mundo”.
MapBiomas é uma iniciativa do Observatório do Clima baseado em pesquisas de especialistas, ONGs e universidades brasileiras e do exterior que monitoram a preservação do meio ambiente do País. A ilustração compartilhada por Leonardo DiCaprio no Twitter é um dos materiais divulgados pela entidade sobre o avanço da indústria extrativista na Amazônia.
Um estudo da MapBiomas, publicado em abril, aponta que, nos últimos três anos, sob o governo Bolsonaro, o desmatamento em terras indígenas na Amazônia foi multiplicado por 1,7 quando comparado com a média de 2016 a 2018. Bolsonaro acusa os ambientalistas de “desinformar”, mas não cita dados que possam desmentir os levantamentos.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro e DiCaprio trocam farpas pela internet. Em abril, por exemplo, Bolsonaro respondeu, de forma irônica, ao ator americano, que usou as redes sociais para pedir que seus seguidores brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor e destacou a importância do Brasil para o mundo por abrigar a maior parte da floresta amazônica. Já em maio, o presidente afirmou que vídeos publicados com queimadas na Amazônia eram “mentirosos”.