“Documenta Pantanal” reúne artistas, ambientalistas e empresários para criação de projetos

Com dois anos de atuação e com uma série de projetos realizados, iniciativa amplia conexões para mudanças efetivas nesta que é a maior planície alagada em extensão contínua do planeta

  • Data: 12/02/2021 19:02
  • Alterado: 12/02/2021 19:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Documenta Pantanal
“Documenta Pantanal” reúne artistas

Crédito:João Farkas

Você está em:

Iniciado em maio de 2019, o ‘Documenta Pantanal’ já possui uma extensa trajetória de ações e transformações. Se, no princípio, dedicava-se majoritariamente à documentação, hoje o projeto debruça-se sobre o desenvolvimento e a preservação da região pantaneira, criando conexões para mudanças reais em diversas áreas. Parte disso é demonstrado em números, com seus 52 participantes mantendo projetos ativos, com nomes como os dos fotógrafos Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani, do cineasta Jorge Bodanzky, do cinegrafista Maurício Copetti, da ativista cultural Marcia Rolón e do pesquisador e do pesquisador e chef Paulo Machado, entre outros. Também integram o coletivo algumas instituições comprometidas com esse importante bioma da Humanidade, como Acaia Pantanal – que exerce papel essencial às ações estratégicas da iniciativa e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento humano e social por meio de atividades educativas integradas à preservação do ecossistema –, SOS Pantanal, Instituto Arara Azul e Instituto Homem Pantaneiro, além de empreendimentos como Refúgio Ecológico Caiman.

No decorrer de dois anos, o ‘Documenta Pantanal’ agregou nomes das artes visuais, da música, do turismo, da educação, dos negócios sustentáveis e da gastronomia, entre outras, ao passo que ações transversais ganharam força a ponto de almejar a reestruturação do ecoturismo na região, ação encampada por vários empresários e lideranças. Em outra ponta, lançamento de livros, filme e plataforma de educação à distância também se destacam nesta mobilização multinível. “Conseguimos conectar pessoas de grande alcance, que por vezes, já estavam lado a lado, mas não se conheciam. Suas ações conjuntas, certamente, refletem maior esperança para um futuro sustentável para a região”, afirma a diretora executiva da iniciativa, Mônica Guimarães.   

Para se ter uma ideia da abrangência de suas atividades, é possível conferir, a seguir, alguns dos projetos ativos:

– Audiovisual

#Foi realizada em Bruxelas, em 23 de setembro de 2019, a pré-estreia internacional do documentário “Ruivaldo – O Homem que Salvou a Terra”, no Musée des Sciences Naturelles – Institut Royal e Fondo Leopoldo III.  Com direção de Jorge Bodanzky e codireção de João Farkas, o filme ganhou primeira exibição em São Paulo no final de 2019. Neste ano, foi exibido na programação especial dedicada à Semana do Meio Ambiente, que antecipou a nona edição da Mostra Ecofalante, em junho.

#Será realizado, em breve, o lançamento do curta-metragem “Finado Taquari”, de Frico Guimarães. 

– Educação

#A plataforma ‘Aulas Pantaneiras’, hospedada no site http://documentapantanal.com.br, disponibiliza aulas on-line do professor-doutor em Ciências Biológicas Sandro Menezes Silva, que aborda fauna, flora e fenômenos naturais da região.

– Lançamentos de livros:

#Foi lançado, em setembro de 2019, em São Paulo, o livro “Produção de Natureza: Parques, Rewilding e Desenvolvimento”, do biólogo espanhol Ignacio Jiménez-Pérez, que ganhou versão em português de sua obra original em espanhol pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.

#João Farkas lançou ‘Pantanal’, pelas Edições Sesc São Paulo, em julho/2020

#Outro livro que está em produção/edição é “O Caminho das Águas”, do fotógrafo e documentarista Luciano Candisani, pela ‘Vento Leste Editora’ (lançamento previsto para 2021).

#“Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”, do pesquisador e chef sul-mato-grossense Paulo Machado, chegou ao mercado em setembro de 2020.

– Artes Visuais

#João Farkas levou a exposição “Brazil Land & Soul”, sobre o Pantanal, à capital belga.

#O projeto Artistas Pantaneiros, com curadoria de Márcia Rolón, retratará a obra de 40 artistas locais em vídeos de 1 minuto cada. O lançamento ocorrerá até o final do ano. 

– Ecoturismo:

#Foi realizada, em fevereiro de 2020, uma expedição de integrantes da iniciativa ao Delta do Okavango (Botswana), em projeto que deve inspirar e gerar um novo modelo de ecoturismo no Mato Grosso do Sul. O empresário Roberto Klabin é um dos envolvidos na atividade.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados