Bolsonaro diz que há pressão externa para demarcação de terras no Brasil

Bolsonaro disse hoje, 27, ao encerrar a reunião com governadores da região Amazônica, que há uma pressão internacional para demarcação de terras indígenas e quilombolas no Brasil

  • Data: 27/08/2019 15:08
  • Alterado: 27/08/2019 15:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Bolsonaro diz que há pressão externa para demarcação de terras no Brasil

Uma sucessão de incêndios florestais de grandes proporções se alastram na Região Serrana. Mata em chamas em Itaipava (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crédito:Fernando Frazão/Agência Brasil

Você está em:

“Se eu demarcar agora, pode ter certeza que o fogo acaba em cinco minutos”, disse. O presidente, no entanto, não apresentou provas da suposta influência estrangeira nos incêndios.

Bolsonaro afirmou que a destinação de terras para estes fins e também a criação de parques nacionais está levando o País à “insolvência” e que os recursos do Fundo Amazônia “têm um preço”.

O presidente contou que a “indústria da demarcação de terras” ocorreu logo após o governo Sarney, na década de 90, e citou como principal ação da época o estabelecimento das terras dos ianomâmis pelo governo Collor. Elas ocupam hoje áreas do Amazonas e de Roraima.

“É um absurdo o que falam a nosso respeito. Até porque o Amazonas é o Estado que tem menos focos de incêndio, até pela umidade, condições climáticas. Tem mais em outros Estados onde o agronegócio e a pecuária chegou sem transgredir. Perguntei ontem para quem trata desse assunto aqui que uma fogueira de São João é detectada pelo satélite como foco de incêndio” disse, para, na sequência, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, explicar que os satélites identificam as fogueiras como foco de calor. “Isso, foco de calor. Então até isso usam. O que fazem não é contra eu (sic), é contra o Brasil”, disse.

Bolsonaro determinou ainda que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, converse com os nove governadores da região para formatar o pacote de medidas apresentado pelos gestores locais e posteriormente, enviar as medidas ao Congresso.

Compartilhar:

  • Data: 27/08/2019 03:08
  • Alterado:27/08/2019 15:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados