Boitempo e MST promovem a 7ª edição de Festa de Aniversário de Karl Marx
Evento tem lançamentos e feira de livros, mesas de discussão, programação infantil, apresentação de música, refeições agroecológicas
- Data: 29/04/2024 14:04
- Alterado: 29/04/2024 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Boitempo
Crédito:Divulgação
No dia 04 de maio, sábado, a partir das 10h, a Boitempo promove, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, mais uma edição da tradicional Festa de Aniversário de Karl Marx. É a sétima edição do evento, que além de promover descontos de até 50% nos livros que serão comercializados, traz uma programação diversa com lançamentos de livros, oficinas, refeições agroecológicas produzidas pelo MST, mesas de discussão, roda de samba, entre outras atividades.
O Galpão do MST será ocupado para celebrar não só os 206 anos de Marx, considerado o criador do socialismo científico, mas também para comemorar os 40 anos do MST, um dos maiores movimentos sociais da América Latina, presente em 24 estados.
Desde a primeira edição do evento, em 2018, a Festa de Aniversário de Marx já reuniu cerca de 30 mil pessoas, marco que evidencia a relevância do pensamento desse autor nos dias de hoje. “Os jovens que buscam a transformação revolucionária do mundo sabem que a teoria precisa ser instrumento da política, da materialização dos seus ideais em projetos concretos. A extrema-direita há anos vem distorcendo o pensamento marxiano. Nosso esforço é para que o debate real alcance cada vez mais pessoas”, comenta Ivana Jinkings, diretora da Boitempo.
Presença internacional
O encontro vai reunir importantes pensadores, incluindo pela primeira vez uma presença internacional: o cientista político alemão Michael Heinrich, que trabalhou por anos na MEGA, instituição responsável pelos manuscritos de Marx e de Friedrich Engels, seu colaborador intelectual e político.
Considerado um dos principais estudiosos de Marx no mundo, Heinrich vem ao Brasil para participar do evento e lançar seu novo livro, Uma introdução a O capital de Karl Marx. Ele também é autor da magistral biografia Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, cujo primeiro volume foi lançado em 2018 e o segundo está no prelo. Além de Heinrich, nomes como os professores Alysson Mascaro e Ricardo Antunes, os comunicadores Rita von Hunty, Jones Manoel, Thiago Torres (Chavoso da USP) e Carolline Sardá e as deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL/RS) e Carolina Iara (PSOL/SP) estão na programação.
Lançamentos
O evento contará com uma feira de livros com descontos de 20 a 50% de descontos e a participação de mais de vinte editoras convidadas (lista completa abaixo). Lançamentos de livros também são destaques na programação, como Para a crítica da economia política, de Karl Marx, uma espécie de versão inicial do que viria a ser a primeira seção do Livro I de O capital, 34º título da Coleção Marx-Engels. A obra conta com tradução de Nélio Schneider e prefácio de Jorge Grespan.
Para os pequenos leitores, a Boitatá (selo infantojuvenil da Boitempo) lança Capital, de Afonso Cruz, livro imagem que trata de maneira sensível e bem-humorada do poder destrutivo do capitalismo.
Ainda este ano, será a vez de uma caixa composta de 3 volumes com trechos fundamentais do cânone marxiano e engelsiano: O essencial de Marx e Engels, com coordenação de José Paulo Netto (professor emérito da UFRJ) e Marcello Musto, que apresentará aos leitores tudo que precisam ler para entender os principais conceitos e passagens de obras paradigmáticas como O capital, O 18 de brumário de Luís Bonaparte, Sobre a questão judaica e Manifesto comunista, entre outros. Dividida em escritos Econômicos, Filosóficos e Políticos, a edição foi pensada tanto para acadêmicos quanto para leitores iniciantes, interessados em geral em conhecer as obras originais desses pensadores inescapáveis para pensarmos a atualidade. Para 2025, a editora prepara o lançamento histórico do livro IV de O capital, mais conhecido como Teorias do mais-valor: a história crítica do pensamento econômico, obra que Marx deixou inacabada.
Programação
O evento é gratuito e começa às 10h com um café da manhã produzido e comercializado pelo MST, que ao longo do dia produzirá também almoço e lanches agroecológicos. Pautado nos temas de alimentação saudável e de produção agroecológica de alimentos, o Movimento promoverá durante a manhã oficinas de criação e cultivo de hortas domésticas.
A programação de debates tratará tanto de uma introdução histórica à vida e obra de Marx quanto de temas urgentes de nosso tema, como anticolonialismo e as novas dinâmicas do mundo do trabalho, passando por uma reflexão sobre as contribuições do pensamento marxista para uma crítica da sociedade brasileira. A comemoração termina com chave de ouro às 18h, momento de cantar parabéns a Marx e ao MST com direito a bolo de aniversário e samba marxista. Ao longo do dia, o evento também oferece atividades para os pequenos no Espaço Camaradinha.
Comemoração em outras partes do Brasil
Neste ano é a primeira vez que a editora levará a programação para fora de São Paulo. Estão previstas atividades em diversas cidades de Norte a Sul do país, que acontecerão ao longo de maio em cidades como Belém, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte.
PROGRAMAÇÃO
10h30 – 12h
Anticolonialismo e marxismo: de Marx a Gaza
Bruno Huberman, Osvaldo Coggiola e Soraya Misleh, mediação de Carolina Iara
12h30 – 14h
Para ler O Capital de Marx
Aula de Michael Heinrich
14h30 – 16h
Por uma crítica radical da sociedade brasileira
Alysson Mascaro, Luciana Genro e Thiago Torres (Chavoso da USP), mediação de Rita von Hunty
16h30 – 18h
Marxismo e transformação social
Jones Manoel, Ricardo Antunes e Silvia Adoue, mediação de Carolline Sardá
18h
Bolo e samba marxista
Editoras convidadas
100/cabeças
Anita Garibaldi
Armazém do Campo
Autêntica
Autonomia Literária
Bazar do Tempo
Boitatá
Boitempo
Camisa Crítica
Contracorrente
Cortez
Expressão Popular
Fósforo
Iskra
Sobinfluência
Veneta
Funilaria
Glac
Hedra
LavraPalavra
Mocho
n-1
Ruptura
Sunderman
Usina
Veste Esquerda
Empresas convidadas
Armazém do Campo
Camisa Crítica
Veste Esquerda
Serviço
Festa de Aniversário de Karl Marx
Dia 4 de maio, das 10h às 19h
Realização
Boitempo e MST
Apoio
Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Promoção
Brasil de Fato, Le Monde Diplomatique Brasil e Opera Mundi
Galpão do MST
Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos