Boatos sobre integração de ônibus em Mauá causam transtorno para munícipes
Veja também esclarecimentos sobre o Passe Escolar
- Data: 13/02/2019 18:02
- Alterado: 13/02/2019 18:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Rodrigo Zerneri /PMM
Há alguns dias, a Prefeitura de Mauá tem recebido reclamações após o surgimento de boatos sobre a não gratuidade da integração nos terminais de ônibus. A informação não procede e deixa a população confusa, com informações equivocadas e ainda prejudica o andamento de serviços positivos à população.
A integração física no Terminal Central está funcionando da mesma maneira e funciona desde maio de 1997. Ela é muito utilizada pelos passageiros que seguem de um bairro a outro da cidade, principalmente nos Polos Industriais do Sertãozinho, Capuava, Petroquímico e nas áreas de Hospitais.
Outra forma de integração é realizada por meio do Cartão Eletrônico Sim. Neste modo, depois de acessar qualquer linha, o passageiro pode integrar uma segunda linha fora do Terminal Central e fazer uma integração gratuita em qualquer ponto da cidade. Esta modalidade é denominada integração temporal e ocorre desde junho de 2004, ou seja, há 15 anos. Além disso, a integração era realizada em apenas uma hora fora do terminal e agora aumentou para duas horas, beneficiando também os usuários do Terminal Itapeva.
Houve apenas alteração de trajeto em linhas de ônibus da cidade a partir do dia 11 de fevereiro. A alteração foi do trajeto na linha 132 – Camargo / Itapeva, que passa a ser denominada 132 – Real via Av.Itapark / Centro. A alteração deste trajeto visa atender a uma antiga reivindicação dos moradores da região do Adelina, Real e Camargo, que solicitavam uma linha direta ao centro da cidade. A medida não deve ser ampliada para outras linhas, pois as demais se integram livremente no Terminal Central da cidade.
CARTÃO SIM – PASSE ESCOLAR
Para evitar transtornos e filas na Loja Sim, informamos que o mês de fevereiro é o período de maior procura para a emissão do cartão, no entanto, além dos atendimentos escolares, há outras demandas como: vale-transporte e cartões para idosos, especiais e o Cartão Cidadão.
Do dia 28 de janeiro a 12 de fevereiro foram atendidas 8405 pessoas, destas, 2178 já foram aprovadas e 2185 reprovadas, pois não atendiam as exigências na resolução nº1/19 http://dom.maua.sp.gov.br/pPublicacao.aspx?ID=26765, como por exemplo, residir no município de Mauá, a uma distância de 2 mil metros ou mais do estabelecimento de ensino. Outros 4042 estão sendo analisados.
Após a solicitação da Prefeitura e para reforçar o atendimento, a Suzantur aumentou o número de guichês na loja Sim e contratou mais uma equipe que fará todo o procedimento de finalização de cadastro e emissão de cartões também no período noturno, das 22h às 6h, em que trabalharão internamente para entregar os cartões com mais agilidade. O atendimento, que é realizado das 8 às 18h, também será feito excepcionalmente neste sábado (16/2).
Lembramos que o recadastro de escola privada e pública deve ser realizado pelo aplicativo CittaMobi (www.cittamobi.com.br), sem o comparecimento na Loja Sim. A presença só é exigida apenas para a retirada do novo cartão gratuito, no caso dos alunos da rede pública.