Black Friday: práticas para conquistar a confiança do consumidor

Especialista destacado em estratégias de confiança podem contribuir para vendas durante a Black Friday.

  • Data: 25/11/2024 16:11
  • Alterado: 25/11/2024 16:11
  • Autor: redação
  • Fonte: Assessoria
Black Friday: práticas para conquistar a confiança do consumidor

Crédito:Divulgação

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A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), principal representante de empresas do ecossistema digital, reforça a importância da Black Friday para o impulsionamento do comércio eletrônico, com foco em uma oportunidade real para consumidores aproveitarem ofertas e realizarem compras de forma segura e vantajosa. Para isso, a entidade traz orientações tanto para consumidores quanto para lojistas. 

“A Black Friday é uma data importante para o comércio eletrônico, mas ela realmente faz sentido se o comércio adotar práticas que reforcem a confiança e experiência positiva do consumidor, assim essa relação é fortalecida”, ressalta Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net

Segundo o especialista, a recomendação aos consumidores é priorizar compras em lojas confiáveis, observando se os sites possuem certificados de segurança, e evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mails ou redes sociais. “Antes de finalizar a compra, é importante conferir as condições de troca, devolução e entrega, além de guardar comprovantes, como notas fiscais e e-mails de confirmação, para resolver possíveis problemas”, orienta. 

“O consumidor precisa ficar atento para evitar armadilhas, que são mais comuns em épocas de grande volume de transações no comércio eletrônico, e garantir que esteja fazendo compras vantajosas de forma segura”, alerta Rolim. 

Já para os lojistas, a entidade reforça a importância de oferecer descontos reais e comunicar de forma clara todas as condições de venda, como prazos e custos adicionais. Além disso, chama a atenção para o cumprimento das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Também é importante garantir que os sites estejam preparados para lidar com o aumento do tráfego e que os dados dos consumidores sejam protegidos contra fraudes”, diz o consultor da camara-e.net

Por fim, a associação ressalta a importância de um atendimento eficiente para tirar dúvidas e resolver problemas rapidamente dos consumidores. 

Sobre a Camara-e.net | Fundada em 2001, a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) é a principal entidade multissetorial da América Latina, segundo a OCDE, e a de maior representatividade na promoção do desenvolvimento integrado e sustentável da economia por meio do aprimoramento de serviços e plataformas digitais. A organização forma consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais. A camara-e.net desempenha um papel importante na promoção da segurança nas transações eletrônicas, na formulação de políticas públicas alinhadas aos anseios da sociedade moderna e, especialmente, no aprimoramento de marcos regulatórios setoriais que dão suporte legal às medidas de incentivo necessárias para o desenvolvimento do Brasil. 

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  • Data: 25/11/2024 04:11
  • Alterado:25/11/2024 16:11
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