Banco de Leite Humano do Hospital Mário Covas precisa de doadoras
Mães recebem orientação e insumos para doação e não precisam se deslocar até a unidade para entregar o leite
- Data: 14/02/2022 10:02
- Alterado: 14/02/2022 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação do ABC
Crédito:Adriana Horvath
O estoque de leite humano é fundamental para atender crianças lactentes internadas e, principalmente, aos recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. No momento, a quantidade de leite disponível na unidade está no limite de segurança para atender aos bebês internados na ala. Muitas mães de crianças internadas não podem amamentar os filhos e, para suprir as necessidades, é preciso de mais doadoras, o que é considerado uma dificuldade, uma vez que o HEMC não dispõe de maternidade.
A redução no número de doadoras ocorre com o fim do período de amamentação. O cadastramento de novas mães é necessário para manter o estoque. Com esse objetivo, o hospital faz permanente campanha para destacar a importância do leite materno para a saúde das crianças. As doadoras não precisam se preocupar com deslocamentos até o hospital, pois farão a coleta em suas casas.
“As crianças precisam urgentemente de leite materno. Atualmente trabalhamos somente com o leite necessário para atender à demanda dos bebês internados, sem reserva”, destaca o Dr. Luiz Fernando Trigo, coordenador da UTI Neonatal.
O HEMC dispõe de unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal que recebem pacientes encaminhadas pela central de regulação estadual para tratamento especial ou de alta complexidade. Muitas crianças estão em estado grave. Por isso, o leite materno é essencial para a reabilitação.
COMO DOAR
Para doar, as mães devem estar amamentando e ter boa quantidade de leite. Basta ligar para o hospital para realização do cadastro. Uma técnica em nutrição do HEMC irá até a casa da mãe para verificar se a mesma está habilitada a doar leite (verificação de exames de pré-natal e sorológicos, como de sífilis e HIV). As mães aptas recebem o kit de coleta, composto por frascos, máscara e touca, e passam por orientação sobre técnica de ordenha manual e modo de higienização e armazenamento (congelamento) dos frascos. Uma vez por semana os frascos de leite são retirados nas casas das doadoras. Não há prejuízo para seus bebês.
O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é (11) 2829-5021.